Pare hoje mesmo de jogar dinheiro fora ao lavar louças

É uma ilusão achar que quanto mais detergente a bucha tiver, mais limpa a louça ficará.

Quem nunca se pegou lavando a louça e pensando: “Será que preciso de tanto detergente assim?”. A resposta é não!

Aquele monte de espuma que a gente faz na pia pode até ser bonito, mas não significa que sua louça está mais limpa. Pelo contrário, usar muito detergente pode ser prejudicial à saúde e ao bolso.

A ideia de que mais detergente significa mais limpeza é um mito. Na verdade, a mágica da lavagem acontece na combinação perfeita entre três elementos: água, gordura e detergente.

O detergente atua como um mediador, quebrando as moléculas de gordura e permitindo que elas se misturem à água. Tal mistura, chamada de emulsão, é o que faz a sujeira desgrudar da louça.

Entenda por que usar menos detergente na lavagem da louça é melhor em todos os sentidos – Imagem: reprodução

Pouco detergente, muito movimento

Para lavar a louça de forma eficiente, você precisa de apenas uma a duas colheres de sopa rasas de detergente, nunca mais que isso.

Dilua essa quantidade em um pouco de água morna, molhe a esponja nessa solução. A água morna ajuda a ativar as propriedades do detergente, facilitando a limpeza.

Com o detergente já adicionado na esponja, é chegado o momento de esfregar a louça com vigor. É durante o ato de esfregar que a emulsão se forma e a gordura é removida.

Ou seja, a quantidade de detergente não influencia diretamente a remoção da gordura, mas sim a ação mecânica da esponja.

Exagerar no detergente não prejudica apenas seu bolso

Manter a “mão leve” na hora de aplicar detergente na esponja é mais do que apenas uma boa forma de economizar. Afinal, usar muito detergente para lavar a louça pode causar diversos problemas à saúde.

Os resíduos do produto podem não ser completamente removidos da louça e, ao entrar em contato com a nossa pele ou os alimentos, podem causar irritações, alergias e até problemas mais graves, como a síndrome do intestino permeável, caso seja ingerido.

Mais dicas para a hora de lavar a louça

Além de tudo que já foi dito acima, veja mais três formas de otimizar a lavagem de louças:

  • Remoção rápida da sujeira: lave a louça assim que terminar de usar. A comida seca é mais difícil de remover;

  • Esfregue com cuidado: use uma esponja macia e evite esfregar com muita força para não riscar a louça;

  • Enxágue abundantemente: certifique-se de enxaguar bem a louça para remover todo o resíduo de detergente.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.