Não sabe o que colocar na lancheira do seu filho? Veja 4 dicas de nutricionista

Aprenda a criar um cardápio prático e nutritivo, garantindo que a(s) criança(s) tenha(m) uma alimentação equilibrada na escola.

Como sabemos, o lanche escolar desempenha um papel importante no desenvolvimento dos pequenos, oferecendo a energia necessária para o aprendizado e as atividades diárias.

De olho nisso, a nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti, recomendou, em entrevista ao site Casa.com.br, que os pais priorizem alimentos frescos e equilibrados ao montar as lancheiras de seus filhos, garantindo assim que as crianças cresçam com hábitos alimentares saudáveis.

Segundo ela, a montagem da lancheira deve ser pensada com cuidado, tanto pela praticidade quanto pelo valor nutricional.

Ao longo deste artigo, vamos explorar quatro dicas fundamentais dadas por Renata para garantir que o cardápio das crianças na escola seja saboroso, saudável e perfeitamente balanceado.

Nessas dicas, vamos conferir o que incluir na lancheira e como garantir ricas fontes de nutrientes e energia no cardápio dos pequenos.

Alimentação saudável deve ser estimulada desde a infância – Imagem: reprodução

1. Coloque frutas: uma prioridade diária

Incluir frutas diariamente na lancheira é uma maneira simples e eficaz de garantir a ingestão de vitaminas e fibras essenciais. O cardápio da escola pode ser variado, intercalando frutas inteiras ou picadas.

Frutas inteiras podem ser embrulhadas em plástico-filme para preservar seu frescor. Já as picadas precisam ser armazenadas em potes herméticos, que impedem o acesso dos insetos ao alimento.

2. Adicione alimentos proteicos

As crianças precisam de proteínas para se manterem saciadas por mais tempo durante o período escolar. Patês, queijos e iogurtes são opções práticas que podem ser facilmente adicionadas ao cardápio da lancheira.

3. Não se esqueça dos carboidratos!

É indispensável incluir fontes de carboidratos no cardápio escolar, já que eles não são apenas a principal fonte de energia para nós adultos, mas também para as crianças.

Boas opções são pães integrais, torradas, bolos caseiros e até biscoitos de arroz, todas opções fáceis de preparar e transportar.

Tais alimentos energéticos são essenciais para que os pequenos consigam manter a disposição ao longo do período letivo.

4. Finalize com bebidas nutritivas e hidratantes

A água deve ser sempre a primeira escolha de bebida no cardápio escolar das crianças. Para os dias mais quentes, garrafinhas térmicas são uma boa ideia para manter a água fresca.

Além dela, sucos naturais sem açúcar são boas opções. Evite a todo custo sucos artificiais, refrigerantes ou qualquer bebida açucarada no lanche das crianças, que, além de serem fracas nutricionalmente, podem prejudicar a saúde bucal dos pequenos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.