Especialista revela como tranquilizar uma pessoa irritada

Nesses casos, o lado emocional predomina sobre o racional, mas é possível manter o controle.

Acalmar uma pessoa irritada é um desafio em diversas situações, principalmente quando a irritação é muito forte. É importante conseguir se manter calmo, justamente para não deixar a outra pessoa mais enervada, algumas dicas simples ajudam a resolver tal situação.

O advogado estadunidense Douglas E. Noll tem diversas sugestões, especialmente para quem trabalha com o público. Ele é autor do livro “Desescalar: Como acalmar uma pessoa irritada em menos de 90 segundos”.

O especialista já tem cerca de 15 anos de experiência na resolução de conflitos. Inclusive, no sistema prisional dos Estados Unidos.

Qual o segredo para acalmar uma pessoa irritada

Confira dicas incríveis para evitar que outra pessoa fique irritada em uma discussão

Comportamento irritado muitas vezes gera consequências sérias – Imagem: Pixabay

De acordo com o especialista, uma pessoa irritada se deixa levar pela emoção e não se volta mais para a razão durante um momento.

Nesse caso, a empatia é uma das premissas para tentar manter o próprio controle e se colocar no lugar da outra pessoa. Para o especialista, três ações são essenciais para acalmar alguém e evitar um conflito ainda maior.

Ignorar palavras

Para tranquilizar uma pessoa irritada, ignore as palavras delas, pois, em um momento de tensão, ela pode ofender os demais. Se conseguir esse autocontrole, evite revidar para não ocorrer uma ‘escalada’ para uma discussão mais acalorada.

Experiência emocional

É importante também reconhecer quando outra pessoa está com raiva, nojo ou medo, por exemplo.

De acordo com o especialista, o cérebro humano é limitado quando o assunto é emoção. Em algumas situações, o cérebro consegue rotular emoções, mas em outras as emoções fluem sem identificação alguma.

Saber quando outra pessoa está nervosa é um passo importante para tentar acalmá-la.

Frase em segunda pessoa

Vale usar orações em segunda pessoa para impedir que o outro indivíduo fique irritado em uma discussão. É importante focar na outra pessoa e mostrar que você consegue entender a emoção que ela sente.

Essa é a chamada escuta ativa, uma técnica criada pelo psicólogo Carl Rogers, nos Estados Unidos. O outro indivíduo vai se sentir ouvido e há mais possibilidades de ele ficar menos irritado.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.