3 dicas para treinar inglês DE GRAÇA usando inteligência artificial
Mas é sempre indicado estudar profundamente o idioma, em um curso ou escola, por exemplo.
Aprender um novo idioma, principalmente o inglês, é sempre um desafio. Porém, a inteligência artificial (IA) está transformando a forma como estudamos e facilitando o aprendizado de idiomas.
Com tal tecnologia, é possível ter literalmente um professor particular disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.
Através de chatbots e assistentes virtuais, é possível praticar a conversação em inglês de forma natural e divertida.
Além disso, a IA consegue te ajudar a identificar seus erros gramaticais e fornecer feedback personalizado para que você possa aprimorar seu conhecimento. Ou seja, é uma ferramenta facilitadora do seu progresso no aprendizado do novo idioma.
Mas como utilizar a IA a seu favor no aprendizado do inglês? A seguir, vamos te apresentar algumas dicas práticas para você aproveitar ao máximo essa tecnologia e alcançar seus objetivos.
Inglês é um idioma muito requisitado – Imagem: reprodução
1. Entre em uma boa conversa com a IA
Uma das formas mais eficazes de praticar um novo idioma é conversando. Com a IA, é possível ter conversas fluidas e naturais a qualquer hora e lugar, e em mais de 100 idiomas. É só fazer uma pergunta ao sistema em inglês, no caso, e a conversa será iniciada.
Existem diversos chatbots e assistentes virtuais que podem te ajudar a praticar sua conversação em inglês. Dois bons exemplos são o Gemini, do Google, e o ChatGPT, da OpenAI, ambos com versões gratuitas bem robustas.
Você tem a opção de escolher um tema e iniciar a conversa, ou deixar que a IA te faça perguntas sobre diversos assuntos no idioma escolhido. Essa é uma ótima maneira de aumentar seu vocabulário e ganhar confiança para falar em inglês.
2. “Contrate” um corretor particular
Erros gramaticais são comuns quando estamos aprendendo um novo idioma. Mas com a ajuda da IA, você pode identificar e corrigir erros de forma rápida e eficiente.
A maioria dos chatbots de inteligência artificial possuem a função de corrigir textos. Para utilizá-la, é só digitar uma frase ou parágrafo em inglês e pedir para a IA verificar se há algum erro.
Essa ferramenta é ideal para quem deseja aprimorar sua escrita e garantir que suas mensagens enviadas em inglês sejam claras e concisas.
3. Aprenda a dar comandos de voz em inglês
Você tem um assistente virtual em casa? Se sim, está com “a faca e o queijo nas mãos” para aprimorar a sua conversação em inglês.
Como você deve saber, dispositivos como Alexa e Echo Dot são dotados de IA, o que explica suas funcionalidades.
Existe a opção de configurá-los para entender comandos em inglês e respondê-los no mesmo idioma, e esse é o “pulo do gato” de que estamos falando.
Configure o seu assistente dessa forma e, sempre que for dar um comando simples, fale em inglês. Com o tempo, a sua capacidade de comandar em inglês vai aumentar.
Um adendo
Para finalizar, devemos lembrar que a IA não substitui um professor. Portanto, utilize-a sempre como um complemento aos estudos e busque a orientação de um profissional qualificado para garantir que você esteja aprendendo o inglês da forma correta.
Comentários estão fechados.