Saiba qual característica deixa qualquer pessoa mais atraente, segundo estudo
Beleza? Humor? Inteligência? Não, trata-se de outra característica!
Muitas teorias apontam que fatores como beleza física, humor e inteligência são primordiais no que diz respeito à atratividade entre duas pessoas. Entretanto, um estudo recente trouxe uma nova visão sobre essa questão.
Publicada no British Journal of Social Psychology, esta pesquisa destaca a gentileza como a característica mais atraente que uma pessoa pode ter. Por essa você não esperava, não é mesmo?
No estudo, a gentileza foi referida com outro nome, pró-sociabilidade, que é a definição de um conjunto de ações que beneficiam os outros sem expectativa de retorno.
Ao que parece, o comportamento altruísta não só melhora as interações sociais, mas também influencia o modo como percebemos a beleza nos outros.
Imagem: reprodução
Entendendo melhor a pró-sociabilidade
Como dissemos antes, pró-sociabilidade é todo e qualquer comportamento altruísta, feito em benefício do próximo sem esperar algo em troca.
Para comprovar a hipótese de que a gentileza é a característica mais cativante, os pesquisadores da British Journal of Social Psychology entrevistaram mais de 4 mil voluntários. Fotos de homens e mulheres sorridentes foram mostradas, junto com descrições de suas personalidades e ocupações.
Os resultados apontaram que indivíduos associados a projetos sociais foram considerados mais atraentes. A ocupação e a descrição de personalidade influenciavam diretamente a percepção física.
Basta ser gentil, então?
Embora características como humor, beleza e inteligência continuem valorizadas, a gentileza inegavelmente se mostrou mais impactante nesse estudo específico.
Segundo os cientistas responsáveis, em uma sociedade que frequentemente prioriza a aparência e o status social, é crucial compreender esses fatores. A avaliação da beleza pode ser mais complexa do que se imagina, sendo influenciada por traços de personalidade.
Por fim, é válido citar que não adianta isolar características e focar em apenas duas ou três. Levando-se em consideração que a aparência é algo subjetivo, pode-se dizer que empenhar-se em melhorar o humor, tornar-se mais inteligente e ser mais altruísta são esforços que valem a pena.
Comentários estão fechados.