Açúcar: o vilão silencioso que mata um pouco a cada dia
Saiba mais sobre os riscos do consumo exagerado e entenda como você pode estar comendo açúcar demais sem se dar conta disso.
O açúcar está presente em muitos alimentos, seja de maneira evidente, como em doces, ou disfarçado em produtos aparentemente saudáveis, como tubérculos e frutas.
Então, a pergunta que não quer calar é: você faz ideia da quantidade real de açúcar que consome todos os dias?
Para se ter um parâmetro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a ingestão de açúcar não ultrapasse 25 gramas por dia. Paralelamente, a American Heart Association sugere um limite de seis colheres de chá para mulheres e nove para homens.
No entanto, é comum que muitas pessoas excedam esses limites sem perceber, muito devido à alta ingestão de alimentos carregados de açúcar que parecem inofensivos. Felizmente, é possível identificar esse desmando dietético.
Sinais de excesso de açúcar no organismo
O corpo pode manifestar sinais quando há consumo excessivo de açúcar. Entre eles, ganho ou perda de peso inexplicável, aumento da fome e cansaço frequente. Além disso, pode ocorrer a clássica resistência à insulina, que eleva o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2.
Grande parte do açúcar que consumimos, infelizmente, está escondida em alimentos inesperados. Por exemplo, uma lata de refrigerante pode ter mais de 30 gramas de açúcar.
Além disso, itens considerados saudáveis, como barras de granola, iogurtes com sabor e até frutas podem conter altos níveis desse componente.
Imagem: reprodução
Quem pensa que as palavras “açúcar” e “glicose” são sinônimos fechados, está enganado. Na verdade, a glicose é apenas um tipo de açúcar, geralmente encontrado em alimentos processados. Outros tipos são:
- Sacarose: encontrado na cana de açúcar, é consumido em sua forma refinada;
- Dextrose: também presentes em muitos alimentos processados;
- Frutose: natural em frutas, mas também em xaropes de milho;
- Xarope de milho: muito usado em refrigerantes;
- Maltose: comum em pães e cervejas;
- Lactose: açúcar dos produtos lácteos.
Todos esses tipos de açúcar são prejudiciais se consumidos em excesso. Em especial, a lactose gera um tipo comum de intolerância que afeta o sistema digestivo.
A importância de monitorar o consumo de açúcar
Controlar a ingestão de açúcar é essencial para prevenir problemas de saúde. Conforme já foi citado, o excesso pode levar a doenças crônicas, como diabetes e obesidade, e até mesmo a alguns tipos de câncer.
Além disso, o açúcar em demasia pode impactar negativamente a saúde bucal e aumentar o risco de doenças cardíacas. Então, evite o doce e, quando for consumi-lo, faça-o com moderação!
Comentários estão fechados.