Tem ancestrais na Itália? Veja como localizar suas origens
Projeto Italea oferece recursos para quem deseja explorar sua ancestralidade italiana em uma viagem cultural e histórica única.
A Itália, famosa por suas paisagens deslumbrantes, cidades milenares e rica herança artística, agora também se destaca no campo do turismo ancestral.
No Brasil, estima-se que cerca de 30 milhões de pessoas possuam ascendência italiana. Diversos outros países, como Estados Unidos, Argentina e Austrália, também abrigam descendentes de italianos.
Com base nisso, o país se dedicou a desenvolver uma iniciativa inovadora para ajudar esses indivíduos a se reconectarem com suas origens familiares. Trata-se do Italea, sistema lançado pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália que se propõe a auxiliar na busca e visitação das raízes italianas.
Giovanni Maria De Vita, conselheiro do ministério, informa que a plataforma, disponível em quatro idiomas, já conta com mais de 75 mil inscritos apenas nos primeiros meses.
O objetivo é guiar os descendentes na busca por suas histórias familiares e na organização de viagens personalizadas à Itália.
Coliseu de Roma, o principal ponto turístico da Itália – Imagem: reprodução
O “turismo de raízes” tem crescido
Antes da pandemia, o chamado turismo de raízes já representava até 15% da atividade turística na Itália. Em 2023, as estimativas indicam um aumento de 11% em comparação a 2019.
Agora em 2024, proclamado o “Ano Mundial do Turismo de Raízes”, uma agenda repleta de eventos culturais vem sendo vivenciada em diversas cidades italianas.
Para aqueles interessados em descobrir sua árvore genealógica, registros civis e eclesiásticos são essenciais. O Italea disponibiliza recursos e orientações para quem deseja mergulhar na história familiar.
Sites como FamilySearch.org e Portale Antenati são algumas das ferramentas sugeridas.
Planejando uma “viagem ancestral”
Com informações em mãos sobre seus ancestrais, o próximo passo é organizar uma viagem significativa. O Italea oferece suporte para personalizar a experiência, com roteiros temáticos que permitem explorar as cidades natais e a cultura local.
Essa forma de turismo não só promove regiões menos conhecidas da Itália como também oferece um mergulho na cultura autêntica do país.
Além dos benefícios econômicos, há um enriquecimento pessoal. Antonella Riccardi, diretora de turismo da Italea Ligúria, destaca a conexão emocional proporcionada por essas viagens.
Para saber mais sobre a plataforma Italea, visite o site oficial da embaixada da Itália em Brasília e entre em contato pelos canais disponíveis.
Comentários estão fechados.