Descubra quais são os furacões mais terríveis já registrados

Maioria deles atingiu áreas superpopulosas, como as costas das Américas do Norte e Central, e o extremo leste da Ásia.

Os furacões têm causado impactos devastadores ao longo da história, ameaçando vidas e economias. E, como se já não bastasse, com a mudança climática, o potencial destrutivo desses eventos parece aumentar, preocupando cientistas e comunidades.

Esses fenômenos naturais extremos se formam a partir de ondas tropicais. O National Ocean Service explica que a energia dos oceanos tropicais alimenta essas tempestades. Ao se moverem, criam pressão baixa e atraem mais ar, intensificando-se com o tempo.

A classificação dos furacões varia de 1 a 5, mas novos estudos sugerem uma categoria 6. Pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison e do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley alertam para a crescente força desses fenômenos, prevendo desafios maiores no futuro.

Os furacões mais devastadores da história

Dentre tantos casos de manifestação de furacões, alguns se destacam.

Imagem: reprodução

Confira a seguir alguns detalhes sobre os furacões mais devastadores já registrados:

Furacão de Galveston – 1900

Considerado o desastre natural mais mortal nos EUA, o Furacão de Galveston, em 1900, atingiu o Texas como uma tempestade de categoria 4. Com ventos acima de 210 km/h, causou entre 6 mil e 12 mil mortes e deixou 10 mil desabrigados.

Furacão Mitch – 1998

O Furacão Mitch impactou fortemente Honduras e Nicarágua em 1998. Ele registrou cerca de 7 mil mortes em Honduras e quase 4 mil na Nicarágua. Além disso, deixou aproximadamente 285 mil pessoas desabrigadas e 25 cidades destruídas.

Furacão Katrina – 2005

O Katrina, ocorrido em 2005, é um dos furacões mais destrutivos dos EUA. Alcançou categoria 5 no Atlântico e categoria 3 em terra. Com ventos acima de 280 km/h, provocou mais de 1800 mortes e grandes danos em Nova Orleans.

Tufão Haiyan – 2013

Em 2013, o Tufão Haiyan devastou as Filipinas, causando mais de 6 mil mortes. Com ventos de 315 km/h, atingiu a categoria 5, deixando marcas profundas e uma destruição sem precedentes na região.

Qual foi o maior furacão já registrado?

O Furacão Tip, que não está presente na lista acima, foi registrado em 1979 no Oceano Pacífico. Ele detém o recorde de maior extensão, com um diâmetro de 2.220 quilômetros. Apesar de sua magnitude, os danos foram relativamente menores devido às áreas menos populosas atingidas.

Quando se considera apenas o nível de destruição proporcional, o Furacão Katrina é visto como o maior da história, destacando-se pelos prejuízos econômicos e sociais causados.

* Com informações de Canaltech, National Hurricane Center, National Weather Service e National Ocean Service.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.