O que fazer para ganhar músculos e ‘trincar’ ao mesmo tempo?
Aprenda a unir ganho de massa e redução de gordura, que gera a definição muscular, com estratégias eficazes de treino, alimentação e descanso.
A busca pelo equilíbrio entre hipertrofia e definição é um dos maiores desafios para entusiastas de musculação. Muitos se perguntam se é possível ganhar massa muscular enquanto reduzem a gordura corporal, causando o efeito conhecido como “trincar”. A resposta, positiva embora complexa, exige estratégias específicas.
Antes de tudo, entender a diferença entre hipertrofia e definição é crucial. Hipertrofia envolve ampliar o tamanho dos músculos, enquanto a definição está ligada à visibilidade muscular, geralmente ocorrendo quando há menos gordura corporal.
Patrick Ebber, profissional de educação física na academia Evoque em São Paulo, explica em matéria do portal Terra que a definição se destaca com a diminuição da gordura, revelando os músculos desenvolvidos. Assim, a hipertrofia e a definição, apesar de distintas, estão interligadas no caminho para um corpo esculpido.
Diferenças entre treinos de hipertrofia e definição
É um equívoco comum achar que o número de repetições deve variar entre hipertrofia e definição. Estudos indicam que o crescimento muscular pode ocorrer em diversas faixas de carga, desde que a execução seja correta.
A carga ideal para hipertrofia está entre 6 e 15 repetições, com a última sendo desafiadora. Para definição, além de musculação, atividades aeróbicas são essenciais para reduzir a gordura corporal.
Além disso, é válido ter em mente que:
- Com uma carga adequada, entre 6 a 15 repetições, foca-se na hipertrofia;
- Treinos com cargas leves e mais de 15 repetições melhoram a resistência, não necessariamente massa muscular;
- Incluir aeróbicos como corrida e ciclismo ajuda na queima de gordura.
Imagem: reprodução
Conciliando objetivos
Unir hipertrofia e definição requer um plano de treino estruturado, alternando entre musculação e exercícios aeróbicos. Isso aumenta a massa muscular e promove a queima de gordura.
Segundo Ebber, treinos intensos demandam força e também contribuem para a perda de gordura, ao passo que a intensidade dos exercícios é crucial para aumentar o gasto calórico.
Outras verdades a esse respeito são:
- Uma dieta rica em proteínas auxilia na recuperação e na construção muscular;
- Redução controlada de calorias é crucial para a perda de gordura;
- Respeitar o descanso entre treinos é vital para a recuperação.
Ganhar massa e reduzir gordura simultaneamente é possível com equilíbrio e planejamento. Combinar musculação, aeróbicos e uma dieta adequada leva a resultados otimizados.
Ademais, contar com um profissional de educação física e um nutricionista garante segurança e eficácia no processo de transformação corporal.
* Com informações do portal Terra.
Comentários estão fechados.