Desengaveta: Vivo incentiva reciclagem de eletrônicos com nova campanha
Vivo lança campanha para reciclar eletrônicos e visa coletar 225 toneladas de resíduos até 2025.
Na segunda-feira, 14 de outubro, a Vivo anunciou o início de sua nova campanha de reciclagem de eletrônicos, intitulada “Desengaveta. Reciclar é construir um Futuro Vivo”.
A ação tem como objetivo incentivar os consumidores a adotarem o descarte consciente de dispositivos eletrônicos, como celulares, fones de ouvido e carregadores, promovendo a reciclagem e a preservação ambiental. As informações são do site TudoCelular.
Resultados e metas da Vivo
Desde que lançou seu programa de reciclagem, em 2006, a Vivo já conseguiu coletar mais de 150 toneladas de resíduos eletrônicos, totalizando mais de 5,2 milhões de itens reciclados.
Agora, a empresa quer ampliar ainda mais o impacto do projeto, visando aumentar em 150% o volume de coleta até 2025, o que representa uma meta de 225 toneladas de resíduos reciclados nos próximos dois anos.
Joanes Ribas, diretora de Sustentabilidade da Vivo, destacou a relevância desse movimento, especialmente no contexto brasileiro.
“O Brasil está entre os maiores produtores de resíduo eletrônico do mundo e ocupa a segunda posição nas Américas, conforme o relatório da ONU ‘Monitor Global de E-lixo’. Como empresa de tecnologia, ampliamos nosso compromisso em promover a circularidade e estamos implantando novas frentes de engajamento com consumidores e fabricantes.”
Além disso, Ribas frisou como a reciclagem ajuda a impulsionar a economia circular e apoia a estratégia da Vivo para reduzir suas emissões de carbono.
“Ao tornar-se fonte de matéria-prima para a indústria tecnológica, o programa também reforça nossa estratégia de descarbonização”, comenta.
Parcerias e benefícios ambientais
A reciclagem dos eletrônicos será feita em parceria com a Ambipar, especialista em soluções ambientais. O material coletado será transformado em novos produtos e componentes, como baterias e cabos, além de peças para eletrodomésticos e automóveis.
Metais valiosos, como grafite e cobalto retirados das baterias, serão reutilizados, assim como o cobre dos fios e os plásticos reciclados.
A operadora também continuará a reutilizar modens e decodificadores antigos, atualizando-os para que sejam usados novamente em instalações na casa dos clientes, evitando assim que esses equipamentos se tornem lixo eletrônico desnecessário.
Como reciclar eletrônicos?
Muitos municípios oferecem ecopontos ou centrais de reciclagem que aceitam aparelhos eletrônicos, como celulares, computadores e baterias. Basta procurar por um local próximo à sua residência ou, em alguns casos, agendar a coleta com empresas especializadas em lixo eletrônico.
Outra alternativa é entrar em contato com fabricantes de eletrônicos ou lojas de tecnologia. Muitas dessas empresas possuem programas de logística reversa, permitindo que você envie de volta os produtos usados sem nenhum custo. Grandes redes de varejo também oferecem pontos de coleta para reciclagem, muitas vezes localizados dentro das próprias lojas.
Além disso, há cooperativas de reciclagem e organizações não governamentais que realizam campanhas periódicas de coleta de eletrônicos, garantindo que os resíduos sejam corretamente destinados para reciclagem.
Esses grupos também podem direcionar os itens para projetos de recondicionamento, onde aparelhos são reformados e doados para instituições que necessitam de equipamentos tecnológicos.
Comentários estão fechados.