Fim das redes sociais? Spotify acaba de se tornar o refúgio da geração Z
Estudo revela que o serviço de streaming tem sido um antídoto para o isolamento causado pelas redes sociais entre a geração Z no Brasil.
A plataforma de streaming Spotify vem se destacando como um porto seguro para a geração Z no Brasil. Conforme o relatório Culture Next, divulgado no dia 29, a plataforma tem servido como um escape do “doom-scrolling”.
Esse comportamento, que consiste em passar horas compulsivamente consumindo notícias negativas nas redes sociais, tem causado efeitos indesejados. Os jovens de 15 a 24 anos têm encontrado na música e nos podcasts uma maneira de aliviar essa sobrecarga.
No Brasil, 70% dos jovens dessa faixa etária utilizam o Spotify para se desligar de conteúdos negativos. A plataforma tem promovido conexões, tanto online quanto presenciais, em um cenário onde 73% da geração Z afirma que as pessoas estão mais solitárias hoje do que há uma década.
Conexão através da música e dos podcasts
A música ocupa um papel central na vida da geração Z, segundo o estudo. Um número significativo de jovens tem participado de eventos musicais ao vivo. Cerca de 74% dos entrevistados assistiram a algum concerto no último ano.
Além disso, os podcasts têm sido uma forma popular de entretenimento e interação. Aproximadamente 37% dos jovens participaram de gravações ao vivo de podcasts, e 36% compareceram a eventos presenciais relacionados a videopodcasts.
Imagem: reprodução
Uma pesquisa global e abrangente
O relatório Culture Next foi embasado por um estudo quantitativo conduzido pela Rep Data. Em julho de 2024, 7.700 pessoas foram entrevistadas em diversos países, incluindo o Brasil, Austrália e Estados Unidos.
Com 500 entrevistados por país, a pesquisa abrangeu várias nações, como Alemanha, Índia e Espanha, oferecendo um panorama global das tendências de uso do Spotify.
O papel do Spotify no cotidiano jovem
Em um mundo onde as redes sociais podem intensificar a sensação de isolamento, o Spotify emerge como um aliado da geração Z. A plataforma oferece um espaço de reconexão, aliviando o peso de uma cultura digital muitas vezes opressiva.
Além disso, ao proporcionar experiências tanto virtuais quanto físicas, o Spotify fortalece vínculos sociais, mostrando-se essencial para a saúde mental dos jovens nesta era digital.
Comentários estão fechados.