Não é só decoração! Por que ter plantas em casa pode transformar sua vida
Plantas em interiores melhoram sua saúde física e mental.
Colocar plantas dentro de casa ou no trabalho é uma forma acessível de melhorar a saúde e o bem-estar, além de deixar o local mais bonito de modo acessível. O contato com a natureza, mesmo em pequenos espaços, traz diversos benefícios, pois quando estamos rodeados de plantas, nossa pressão arterial e a ansiedade diminuem.
Christopher Griffin, conhecido como “Plant Kween“, recomenda algumas espécies ideais para iniciantes por serem plantas fáceis de cuidar e que podem enriquecer o ambiente.
Espada-de-são-jorge é uma ótima opção para decorar ambientes domésticos e profissionais – Imagem: reprodução/Freepik
Iniciando no cultivo de plantas internas
Cuidar de plantas pode ser uma atividade relaxante e terapêutica. Se você é um iniciante nessa tarefa, veja algumas espécies que podem facilitar a sua vida:
-
Jiboia;
-
Zamioculca;
-
Espada-de-são-jorge.
Kathy Willis, professora da Universidade de Oxford, sugere que você também comece com ervas aromáticas como alecrim, lavanda e hortelã. Tais espécies são práticas e ainda podem ser usadas na culinária, o que agrega mais valor ao cultivo.
A babosa é outra ótima opção. Além de suas propriedades curativas, ela é utilizada em práticas de Feng Shui para harmonizar o ambiente, por ser considerada um amuleto de boa sorte. Ao cultivá-la, você deve colocá-la em locais que recebam luz, mas longe do vento, seja em casa, seja no trabalho.
Cuidar das plantas é mais do que uma tarefa; é uma oportunidade para se reconectar consigo mesmo. Griffin compartilha que, ao cultivar suas 202 plantas, ele transforma o momento em um ritual meditativo.
Além disso, Kathi Borgmann recomenda ouvir sons da natureza em casa, como gravações de canto de pássaros, para criar um ambiente sereno.
Plantas em casa e no ambiente de trabalho
Plantas no local de trabalho podem aumentar a produtividade e melhorar o humor. Willis sugere que até um simples buquê é capaz de gerar efeitos positivos. Griffin recomenda ainda colocar plantas ao alcance da vista, o que traz vida à mesa de trabalho.
As plantas internas não apenas embelezam o ambiente, mas também promovem saúde e bem-estar. Ao adotar essa prática, é possível vivenciar os inúmeros benefícios que a natureza oferece, mesmo dentro de casa.
* Com informações do jornal O Globo.
Comentários estão fechados.