Sabe quais são? Estas 2 palavras existem em todos os idiomas
Estudo foi feito pela Universidade de East Anglia com parcerias.
A língua é uma herança cultural que evolui com o passar do tempo, moldada por contextos históricos e tradições locais. Cada idioma, por mais antigo que seja, carrega suas características únicas. No entanto, um novo estudo aponta para uma surpreendente conexão entre eles.
Pesquisadores da Universidade de East Anglia, do Reino Unido, em parceria com outras 32 instituições internacionais, conduziram uma investigação inovadora. O objetivo era conhecer a presença de palavras comuns em diferentes idiomas. Os resultados trouxeram revelações intrigantes sobre a universalidade da linguagem humana.
O estudo envolveu mais de 1.000 falantes de diferentes idiomas, inclusive o inglês, espanhol, japonês e mandarim. A pesquisa focou principalmente no uso de pronomes demonstrativos.
As descobertas mostram um cenário surpreendente e fascinante sobre a comunicação universal.
Parece que pronomes demonstrativos são mais comuns do que imaginávamos – Imagem: reprodução/Canva
Palavras que unem as línguas
Conduzida por uma equipe de 45 cientistas, a pesquisa teve como foco entender o uso de pronomes demonstrativos. Palavras como “isto” e “aquilo” foram analisadas em diversas línguas e demonstraram ser elementos comuns, mesmo em idiomas com lógicas distintas.
Os pesquisadores realizaram uma análise estatística detalhada de 29 línguas. Entre elas estavam até o tzeltal e o telugu, há muito tempo extintas no mundo.
O objetivo era verificar como essas palavras se mapeiam em relação ao alcance físico dos objetos a que se referem. Tal mapeamento foi consistente em todos os idiomas estudados.
O projeto contou com a colaboração de instituições renomadas, como a Universidade de Aarhus, da Dinamarca, e a Friedrich-Schiller-Universität Jena, da Alemanha. A parceria internacional ampliou o alcance da pesquisa, ao trazer uma diversidade de perspectivas e dados.
Descoberta inesperada
A principal conclusão foi que, ao contrário do que se imaginava, existe uma similaridade na forma como as línguas tratam as palavras para “isto” e “aquilo”. Anteriormente, acreditava-se que as distinções espaciais variavam amplamente entre as línguas.
O estudo mostra, assim, que, apesar das diferenças culturais e linguísticas, há uma base comum na comunicação humana. As palavras que conectam pessoas ao redor do mundo são essenciais para o entendimento mútuo.
Comentários estão fechados.