Não é só a moda do pistache! Esses alimentos estão virando ‘febre’ no Brasil

Estes produtos têm sido muito consumidos pela sua versatilidade gastronômica.

Nos últimos anos, o cenário gastronômico brasileiro tem se reinventado com a introdução de novos alimentos e a valorização de ingredientes tradicionais. Produtos como pistache, quinoa e cogumelos têm marcado presença nas mesas dos consumidores.

Além disso, alimentos como açaí e maracujá azedo têm se transformado para atender aos novos paladares.

O retorno de alimentos como milho-roxo e batata-doce roxa também reflete a busca por sabores autênticos e novas experiências culinárias.

As práticas agrícolas sustentáveis e o fortalecimento da gastronomia gourmet são fatores que impulsionam tal tendência.

A crescente demanda por produtos distintos e sustentáveis também molda o mercado de alimentos no Brasil; a seguir, veja sete exemplos disso.

1. Pistache

O pistache tem se estabelecido como um snack saudável e ingrediente em pratos sofisticados, impulsionado por festivais como o de São Paulo, realizado em dezembro. Apenas em 2023, o Brasil importou 608 toneladas, com iniciativas para cultivo no Ceará.

Pistache é muito popular também devido ao seu sabor de sorvete – Imagem: Joanna Kosinska/Unsplash

2. Cogumelos

Variedades como shimeji, shiitake e juba de leão estão cada vez mais presentes na culinária brasileira. O aumento do consumo deve-se à popularização de dietas vegetarianas e veganas. São Paulo lidera a produção, seguido pelo Paraná e Minas Gerais.

3. Abacate Hass

Na onda da popularização de pratos como guacamole, o abacate Hass se destaca graças ao seu sabor e cremosidade. São Paulo é o maior produtor nacional, enquanto outros estados, como o Ceará, buscam expandir o cultivo.

4. Açaí

O açaí se consolidou como um superalimento e ainda pode ser reinventado em versões gourmet. O Pará é o grande produtor, com inovações que incluem variadas opções de toppings para o tradicional sorvete de açaí.

Açaí é outro vegetal muito consumido no Brasil como sorvete – Imagem: reprodução/JR. Sardo/Pexels

5. Quinoa

Rica em proteínas, a quinoa tem sido usada como alternativa ao arroz e às massas no Brasil. Projetos experimentais de cultivo no Sul do país buscam expandir sua presença no mercado nacional.

6. Maracujá azedo

A Bahia lidera a produção de maracujá azedo, utilizado em sucos e sobremesas. A procura por seus benefícios à saúde também impulsiona o uso em chás e suplementos naturais.

7. Kumquat (Kinkan)

Frutas cítricas, como o kumquat, têm sido valorizadas na culinária gourmet e na mixologia (estudo da combinação dos ingredientes necessários para criar um drink). Com produção limitada, os estados de São Paulo e Paraná concentram as pequenas plantações desse produto versátil.

O movimento em direção a alimentos com novas texturas, cores e valores nutricionais reflete uma transformação no paladar nacional.

Assim, a busca por autenticidade, saúde e inovação gastronômica continua a moldar a dieta dos brasileiros, o que torna tais alimentos verdadeiros protagonistas na contemporaneidade.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.