Demais ou de mais?
Demais ou de mais? Essa é mais uma expressão da Língua Portuguesa que gera confusões. Afinal, qual a forma correta? Confira agora!
A Língua Portuguesa é complexa, por isso, muitas pessoas ficam em dúvidas sobre como escrever algumas palavras, ainda mais porque existem alguns termos que podem ter variações.
Dentre as dúvidas enfrentadas pelos falantes da Língua Portuguesa, podemos citar: demais ou de mais. Você sabe qual a forma correta? Elas podem ser utilizadas tanto para transmitir intensidade, como quantidade.
Com isso em vista, vamos à resposta: as duas formas estão corretas! “Demais” indica intensidade, e “de mais” indica quantidade.
Demais: advérbio de intensidade
A palavra demais é utilizada para indicar intensidade. Esse advérbio é sinônimo de exagero, excessivo, além da conta, muito, demasiada e demasiadamente. Confira alguns exemplos:
- Ontem ela dançou demais.
- Você já descansou demais!
- A Luana disse que foi embora tarde demais.
- Ele se preocupa demais.
De mais: locução adverbial de quantidade
A locução adverbial de mais é utilizada para indicar quantidade. Normalmente, aparece ligada a substantivos. Ela é sinônimo da locução “a mais” e antônimo da locução “de menos”. Confira os exemplos:
- Tem folha de mais aqui.
- Você ganhou dinheiro de mais.
- Comprei lanche de mais.
- Tinha gente de mais na sacada.
Veja também:
- Pôr do sol, por do sol, pôr-do-sol ou por-do-sol
- Googlar: este verbo existe?
- Assessoria ou acessoria
- Desse ou deste
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.