Conheça os principais tipos de liderança
Confira os 6 principais tipos de liderança no universo corporativo, é preciso ter muitas habilidades para coordenar uma equipe, veja!
No universo corporativo, é muito comum surgir o desejo pelos cargos de liderança. Além da remuneração, que tende a ser mais elevada e atrativa, também entra em cena o reconhecimento profissional, que também está ligado a status, afinal, quem é que não gostaria de ser visto como um impulsionador de ideias dentro do seu ambiente de trabalho?
Mas, embora seja um cargo muito almejado, é preciso ter muitas habilidades para coordenar uma equipe, de modo que a satisfação dos colaboradores e os resultados da empresa sejam obtidos com precisão.
Para muitas pessoas, assumir esse papel dentro de uma organização é considerado algo desafiador. Mas, afinal, a capacidade de influenciar e direcionar os outros se trata de um dom natural ou pode ser desenvolvido ao longo do tempo? De fato, para muitos estudiosos, essa competência pode ser originada de ambas as formas.
Algo que deve ser levado em consideração é que os líderes podem ter personalidades diferentes, bem como níveis de formação e motivações distintas. Porém, para tornar essa tarefa mais produtiva, o interessante é identificar o seu tipo de personalidade e, desta maneira, desenvolver as suas principais características pessoais dentre de cada tipo de liderança.
A seguir, vamos apresentar os principais tipos de líderes presentes nas organizações:
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Autoritário
O líder autoritário se comporta, mais precisamente, como um chefe, ou seja, é aquele que sabe que está no controle da situação e toma suas decisões sem priorizar a opinião do coletivo. Nesse processo de manda e desmanda, ele tende a gerar a insatisfação dos colaboradores, que muitas das vezes se queixam do comportamento do líder quando o mesmo não está presente. Essa relação hierarquia está em desuso, principalmente porque o medo e a insatisfação tendem a barrar a produtividade, criatividade e iniciativa dos funcionários.
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Carismático
Não há nada melhor do que ir trabalhar motivado, não é mesmo? É muito mais fácil desenvolver suas habilidades em um ambiente em que você se sente integrado e satisfeito com o comportamento profissional das pessoas que o cercam do que em um local que onde suas idéias são reprimidas.
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Tendo isso como premissa, surge o líder carismático, aquele que desperta a motivação da equipe, que é amigável e aberto a novas ideias, busca ter um bom relacionamento com os seus colaboradores e está sempre presente para tornar o trabalho mais agradável. Esse líder geralmente proporciona bons rendimentos para a empresa e, como consequência, estimula a fidelidade dos funcionários.
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Motiva
A principal habilidade desse tipo de líder é motivar pessoas, ou seja, é aquele que entra em cena e logo desperta o interesse de seus subordinados a se doar ao máximo na execução de suas atividades. Em contrapartida, suas habilidades técnicas nem sempre são tão precisas quanto de um líder especialista.
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Especialista
Quando falamos de líder especialista nos referimos, simultaneamente, a conhecimento. Esse tipo de personalidade é visto, em seu ambiente de trabalho, como uma peça importante e que pode contribuir para o progresso da equipe, principalmente no que diz respeito à execução dos trabalhos mais técnicos.
Entretanto, suas relações interpessoais nem sempre podem ser vistas como referências, por isso, muita das vezes esse quesito deve ser desenvolvido ao longo do tempo, de modo que esse profissional se torne o mais completo possível.
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Exigente
Esse tipo de líder é aquele que não deixa passar nenhum detalhe despercebido. Ele é considerado uma pessoa crítica, detalhista, que está sempre atento aos detalhes a sua volta e que não tolera deslizes.
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Liberal
Nesse caso, a ideia é dar a liberdade para o colaborador executar suas funções sem interferências diretas e constantes do líder. Diante disso, os profissionais tendem a ser mais criativos, espontâneos e inovadores.
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Porém, a sua implantação pode ser algo arriscado, caso os colaboradores não tenham maturidade suficiente para lidar com a liberdade lhes dada. Também é importante que os mesmos sejam orientados pelo líder, de modo que o mesmo conduza o trabalho de forma sutil.
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Democrática
O líder democrático é aquele que visa integrar todos os colaborados nos processos que envolvem decisões. Sua principal função é sugerir possibilidades para que seus subordinados reflitam sobre elas e, deste modo, tragam considerações importantes na hora de decidir algo no ambiente profissional.
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