Dicas incríveis para melhorar a saúde bucal do seu pet
Muitos tutores reclamam do mau hálito e outros problemas bucais nos pets. Por isso, vamos te ajudar a resolver alguns desses problemas.
Em clínicas veterinárias, os problemas bucais nos pets é a segunda maior queixa. Entre eles podemos destacar:
- Mau hálito;
- Tártaros;
- Dentes quebrados ou lascados;
- Infecção na gengiva (doença periodontal);
- Cáries.
Esses problemas, no entanto, podem refletir na saúde do seu pet como um todo. Em alguns casos o animal para de se alimentar por sentir dor ao mastigar.
Por isso, é importante estarmos atentos à saúde bucal dos nossos animais para prevenir e tratar quando necessário.
Como evitar
Primeiramente é importante destacar que tanto as cáries quanto os tártaros surgem pela ausência ou pouca escovação dos dentes do animal.
O tártaro, no entanto, é mais preocupante, pois é caracterizado como a deposição de placa bacteriana nos dentes. Essa placa endurece e vai ficando cada vez pior: mais espessa, com manchas e acaba por provocar o mau hálito no pet.
Em casos mais severos, o animal pode sentir dor ao mastigar o alimento, bem como pode perder o dente que está com o tártaro.
De qualquer forma, tanto para evitar a cárie, tártaro, mau hálito e outros problemas bucais, a prevenção se dá pela escovação constante dos dentes.
Pode parecer estranho para algumas pessoas, mas os nossos animais de estimação precisam que nós façamos a escovação de seus dentes. Pois a ração acumula em sua cavidade oral e propicia o crescimento de bactérias formadoras de cárie e tártaro.
Escovar os dentes do seu pet pode ser muito simples se você já o acostuma desde de filhote, assim ele não vai estranhar. Então a dica é começar desde cedo a cuidar da saúde bucal dele.
Para isso você vai precisar de uma escova e pasta de dentes específica para pets, mas também é possível utilizar gaze no lugar da escovinha. Vale ressaltar que não é permitido usar a pasta comum neles pois ela contém flúor, um componente tóxico para os cachorros e gatos.
Então basta fazer uma escovação de todos os dentes e gengiva do animal. É necessário dar ênfase para os molares no fim da boca, já que é onde mais gruda comida.
Por fim, para potencializar a limpeza, você pode oferecer petiscos dentários que são vendidos em petshops e clínicas veterinárias.
Como tratar
Quando o estrago já está feito a única solução é procurar um médico veterinário. Apenas um profissional pode retirar o tártaro e cáries do seu pet, bem como vai ser capaz de identificar se algum dente está prejudicando. No entanto, o profissional também poderá identificar se o animal apresenta alguma doença periodontal.
Depois de levar seu pet ao profissional, não esqueça de manter a saúde bucal dele através da escovação.
Agora que você já sabe como evitar problemas bucais nos seus pets, clique aqui e leia mais sobre o mundo dos animais de estimação e outros temas interessantes!
Comentários estão fechados.