Colesterol alto no sangue: O que comer para evitar?
Tire suas dúvidas sobre quais alimentos deve-se comer e quais alimentos deve-se evitar quando se está com colesterol alto no sangue.
Quando temos uma alimentação rica em gorduras e não praticamos exercícios físicos, o risco de ter colesterol alto no sangue pode aumentar. No entanto, esse colesterol também pode decorrer do consumo de bebidas alcoólicas, doenças hormonais e diabetes não tratada.
O colesterol alto não tem sintomas, mas causa outras doenças associadas à circulação sanguínea, pois deposita na parede das artérias o LDL (colesterol ruim) que vai formar placas de gordura que podem obstruir a circulação e causar AVC ou infarto.
O excesso de LDL que está associado a doenças cardiovasculares
Antes de tudo é importante destacar que se engana quem pensa que a maior parte do colesterol do corpo humano vem da alimentação, na verdade, 70% do colesterol circulante vem do fígado e apenas 30% do que comemos.
O fígado é o responsável por metabolizar e armazenar o colesterol, sendo assim, é ele quem envia o LDL e o HDL: lipoproteínas que transportam o colesterol. No caso da primeira é do fígado para as células, já o HDL retira da corrente sanguínea de volta para o fígado.
É justamente o LDL que apresenta riscos para a nossa saúde, pois é causador de doenças cardiovasculares, enquanto o HDL é positivo para o sistema circulatório.
Como identificar
A única forma de saber se os níveis de colesterol do seu organismo estão ok é através do exame de sangue, onde será feito um lipidograma: diferentes exames para avaliar os tipos de gordura, como:
- HDL;
- LDL;
- VLDL;
- Triglicerídeos;
- Colesterol Total.
A partir desses exames o seu médico pode avaliar se você está com colesterol alto e os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares.
O que comer quando se está com colesterol alto
O tratamento dessa condição é através da alimentação, ou seja, será preciso mudar seus hábitos, principalmente em relação ao que come e à prática de exercícios.
Sua nova dieta deve ser rica em carnes magras (frango e peixe), legumes, verduras e frutas. Escolha alimentos que são fontes de vitaminas e minerais e com pouca gordura.
Priorize comidas que ajudam a reduzir o colesterol, como:
- Leite;
- Amêndoas;
- Alcachofra;
- Água de coco;
- Linhaça;
- Alho e cebola.
O que evitar
Por fim, dê adeus a alimentos gordurosos e fast-food. Então, nada de comer aquela carne com filete de gordura no churrasco ou almoço no McDonald ‘s.
Também é preciso evitar os enlatados, alimentos prontos, frituras, queijos amarelos, margarina, doces, bem como produtos industrializados (miojos, hambúrgueres congelados, biscoitos recheados e temperos prontos).
Curtiu essas informações? Então clique aqui para ler outros textos como esse.
Comentários estão fechados.