Pitaya em vaso: Saiba como cultivar essa fruta exótica!
A Pitaya é uma fruta linda e saborosa, mas você também sabia que é fácil de plantar? Veja o passo a passo de como cultivar Pitaya!
A pitaya chama a atenção nas prateleiras dos hortifrútis e mercados pelas suas cores lindas e conquista fãs com seu sabor único.
No entanto, pouco desses fãs sabem o quão fácil é plantar pitaya em casa, sendo uma ótima opção para qualquer horta. Isso porque os pés de pitaya são muito adaptáveis e conseguem se estabelecer em qualquer temperatura e ambiente.
Suas mudas podem ser cultivadas em ambientes cuja temperatura varia entre 4°C a 38°C, de modo que aqui no Brasil qualquer um pode plantar.
Já pensou ter na sua horta pitaya fresquinha? Confira como cultivar Pitaya!
(Leia “Cebolinha: uma ótima pedida para quem quer ter uma hora com pouco espaço” clicando aqui).
Cuidados para o Plantio de Pitaya
Quem for plantar pitaya pode escolher entre plantar diretamente no solo.
Para quem for plantar no solo, recomenda-se que se utilize um vaso grande e com contato direto à luz, pois espaço e luz são necessários.
Porém, atente-se, a Pitaya deve tomar sol durante as horas frescas do dia, sendo indicados os horários da manhã ou fim da tarde. Ao optar por plantar por sementes, você deve retirá-las de uma pitaya que esteja madura e só levar ao solo depois da semente lavada e substrato preparado.
Para que o solo seja mais rico, você pode utilizar adubo orgânico, como casca de ovo, húmos de minhoca e cascas de verdura. Na hora de plantar, certifique-se que há pelo menos o espaço de 2,5cm entre as sementes, e durante o tempo de germinação regue todos os dias.
Assim, você começará a ver os ramos da plantinha entre 8 a 12 dias. Mas fique atento, pois ao brotar a rega deve diminuir.
À medida em que for crescendo, você deve ir diminuindo as regas até que fique em 3 vezes por semana, nunca deixando o solo encharcado.
Quando crescida, a planta precisará de ao menos 10 horas de sol por dia nos horários recomendados.
Sobre o clima
Mesmo sendo muito adaptável a diversos climas e temperaturas, a pitaya adapta-se melhor ao clima tropical, pois é uma fruta dos trópicos.
Dessa forma, a temperatura ideal para cultivá-la é entre 18°C e 26°C em ambientes com baixa umidade do ar.
Embora consiga ser facilmente plantada em ambientes mais frios, é interessante o uso de estufas para controlar a temperatura e iluminação.
Então, agora que você sabe como cultivar Pitaya, que tal separar todos os materiais necessários e começar a ter sua Pitaya em casa?
Gostou das dicas? Então confira todas as outras dicas no Escola Educação que irão facilitar o seu dia a dia.
Comentários estão fechados.