Qual a origem dos sobrenomes mais populares do Brasil?
Santos, Silva, Pereira, esses são alguns dos sobrenomes mais populares no Brasil e cuja origem remete a histórias surpreendentes.
O seu sobrenome é popular? Você conhece outra pessoa que possua o mesmo sobrenome que você? Muito provavelmente, certo?
Exceto as pessoas cujas famílias são de origem recente no Brasil, e que conhecem suas histórias, os brasileiros em geral desconhecem suas raízes.
Por exemplo, segundo dados recentes, mais de 5 milhões de brasileiros possuem o sobrenome Silva, porém poucos sabem o porquê.
Esse sobrenome é um sobrenome mais comum em Portugal, o que explica sua intensa participação no Brasil.
Inclusive, a maioria de nossos sobrenomes exige que voltemos ao Brasil Colônia para conhecê-los melhor.
De volta ao Brasil Colônia
Em pesquisa recente do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea) ficamos sabendo que 87,5%dos brasileiros têm nomes de origem Ibérica.
Isso significa que a maioria dos nossos sobrenomes, inclusive Silva, Souza e Ferreira vêm ou de Portugal ou da Espanha.
No entanto, isso não significa que a maioria dos brasileiros são descendentes diretos de portugueses ou espanhóis.
Na realidade, o grande número de pessoas com esses sobrenomes indicam o fato histórico de que a população nativa brasileira e os africanos foram “rebatizados”.
Ou seja, ao chegarem ao Brasil os portugueses rebatizaram os indígenas e também rebatizaram os negros que vieram escravizados ao Brasil.
Assim, houve uma perda indenitária e ancestral da maior parte dos brasileiros cujos descendentes receberam sobrenomes da casa em que nasceram.
Os sobrenomes mais comuns no Brasil e suas origens
O sobrenome brasileiro mais comum, já era de se esperar, é o sobrenome Silva, cuja origem retorna a Portugal e se tornou popular devido aos rebatismos.
O nome significa “selva” e suas origens mais antigas ainda retomam ao Império Romano, pois acredita-se que era usado para chamar os habitantes das florestas.
Já “Alves”, que é o segundo sobrenome mais comum no Brasil, faz referência ao nome do pai, “Álvares”, sendo “Filho de Álvaro”.
Enquanto isso, o terceiro nome mais comum no Brasil, Batista (ou Baptista) tem origem religiosa, com significado “aquele que batiza”.
Suas origens retomam às sociedades cristãs antepassadas que faziam referência a São João Batista, que batizou Jesus Cristo.
Por último, Oliveira, que é o 3º nome mais popular no Brasil, também é de origem Ibérica-Portuguesa.
O nome faz menção aos habitantes de uma terra que possuía muitas oliveiras.
Então, gostou do conteúdo? Acesse o Escola Educação e conheça muito mais curiosidades e materiais de estudo que irão te ajudar. Acesse aqui!
Comentários estão fechados.