Onze-horas: Aprenda a cultivar essa florzinha de forma simples e enfeite seu jardim!

De beleza singular e cores de tirar o fôlego, a Onze-hora é perfeita para decorar jardins externos.

Popularmente conhecida como Onze-horas, a Portulaca tem esse nome porque suas flores geralmente abrem no meio do dia. Além de sua beleza exuberante, essa plantinha não demanda de cuidados muito elaborados para se desenvolver, tornando-a uma flor de fácil cultivo. Se quiser saber como cultivar a onze-horas, então acompanhe a leitura!

Preparando a terra

Para preparar o solo em que sua plantinha irá ficar, é ideal misturar uma parte de terra vegetal, uma parte de terra comum e duas partes de areia. Importante também ressaltar que a onze-horas prefere solos irrigados e de fácil absorção de água, ou seja, poroso. Além disso, seu plantio deve ser realizado durante o verão, uma vez que, essas plantas preferem climas mais quentes.

Onde plantar a onze-horas?

O local onde plantar é o segredo para sua plantinha se desenvolver de forma saudável, a onze-horas ama a luz solar, por isso, o ideal é que o lugar onde ela for plantada tenha, pelo menos, quatro horas de exposição solar por dia. Além disso, a adubação do solo deve ser feita a cada 3 meses.

Sendo assim, deixamos aqui uma dica de onde plantar sua florzinha: hortas suspensas feitas de garrafa pet! Além de baratas, sua reutilização ajuda o meio ambiente.

Quando começam a florescer?

As sementes dessa planta começam a germinar de dez a quinze dias após plantadas. Ademais, começam a dar flores cerca de um mês após o desenvolvimento completo do broto. Seu florescimento acontece mais na primavera e no verão, é só manter o solo fertilizado.

Existe mais de um tipo de Onze-horas?

Sim, há mais de 100 espécies dessa planta, em sua maioria muito usadas para decoração de jardins externos, mas também existem variações que são comestíveis.

Aqui no Brasil, há três espécies facilmente encontradas: A Portulaca Oleracea, a Portulaca Umbraticola e a Portulaca grandiflora. A mais comum, é a grandiflora, muito utilizada como planta ornamental.

Se você gostou desse conteúdo sobre como cultivar a onze-horas, basta clicar aqui para ler outros artigos como esse!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.