Permissões de aplicativos que você deve pensar bem antes de aceitar
Algumas permissões de aplicativos pode colocar a sua segurança em risco na web. Veja como redefinir as suas permissões.
Você já deve ter recebido alguma mensagem de permissão de aplicativo, não é mesmo? Saiba que tais permissões dão acesso à informações sensíveis. Por isso, pense bem antes de dar determinadas permissões nos aplicativos abaixo.
Leia mais: Google mostra nova inteligência artificial para revolucionar as buscas na web
A segurança na Web é um desafio para todos. Empresas e usuários precisam encontrar cada vez mais formas de tornar o uso seguro e confiável, principalmente quando são divulgadas informações relevantes dos usuários.
Permissões de aplicativos
Antes de tudo, pense nos riscos que você vai correr ao compartilhar dados pela internet. Alguns aplicativos podem pedir permissões para ter acesso à câmera, microfone e até a sua localização. Tais acessos são um risco quando o assunto é segurança.
Hoje tais práticas são comuns em casos de roubos e também para a venda de cadastros de clientes para empresas de marketing. Por isso, todo cuidado é pouco. Não dê permissões para aplicativos sem antes conferir os riscos.
A começar pelo sensor de movimento. Apesar de tal permissão ser muito útil quando você pede uma viagem por aplicativo de transporte, por exemplo, tão permissão coloca em risco até as suas ligações, que podem ser ouvidas. Ou seja, a ferramenta se torna bastante invasiva.
O microfone é outra permissão que exige cautela. Não aceite em todos os aplicativos. Se não, você vai permitir que todas as suas conversas podem ser ouvidas. Mesmo quando você não está usando o aplicativo que você permitiu o acesso.
A localização também é um dado extremamente sensível. Afinal, gente mal intencionada pode usar essa informação até mesmo para monitorar os seus passos. Por isso, só aceite quando realmente for necessário compartilhar a sua localização, por exemplo, em um aplicativo de entrega.
Outra permissão que pode colocar as suas informações em risco é o acesso aos seus contatos. Por isso, não dê essa permissão para aplicativos que em nada precisam de acesso aos seus contatos.
Se ficou em dúvida, veja as permissões que você já aceitou pelo Android em “Privacidade”. Vá em “Gerenciar permissões” e veja o que faz sentido.
O mesmo pode ser feito no iPhone, clicando em “Ajustes”, depois “Privacidade” e desative algumas permissões que não forem necessárias.
Comentários estão fechados.