Sangue nas fezes do cão: saiba quais doenças isso pode indicar
Não é nada saudável encontrar sangue nas fezes dos cães e isso pode ser o indicativo de algumas doenças sérias. Leia o artigo e saiba mais!
É relativamente normal encontrar encontrar sangue nas fezes dos cães, mas é importante saber o que isso significa. Na maioria dos casos não é um problema grande e pode ser facilmente resolvido com auxílio médico. No entanto, é importante ter atenção quando seu pet apresenta esse sintoma, pois é um sinal claro de alguma doença que pode ser mais séria ou nem tanto.
Pensando nisso, separamos algumas possíveis causas do sangue nas fezes de seu animal para te ajudar a assessorá-lo da melhor forma possível.
Causas
Antes de tudo, vale ressaltar que diversas enfermidades estão associadas com sangue nas fezes e nem sempre será possível identificá-las somente com esse sintoma. No entanto, já é possível reduzir as opções e estabelecer as mais comuns, como:
- Doenças metabólicas,
- Tumores;
- Bactérias;
- Doenças virais;
- Parasitas intestinais;
- Doenças sistêmicas;
- Corpos estranhos;
- Mudanças na flora intestinal.
As doenças acima são bem distintas entre si e somente com o auxílio de um profissional médico veterinário será possível ter certeza de qual problema seu cachorro adquiriu e, consequentemente, oferecer o tratamento necessário.
Aparência e causa
O sangue pode aparecer em diferentes formas e texturas e esses aspectos são importantes, já que a partir dele podemos ter uma ideia da sua origem. Nesse sentido, temos dois tipos de sangue que podem aparecer nas fezes:
Hematoquezia
É caracterizado pela presença de sangue mais vivido, com pedaços vermelhos intensos e é decorrente de lesões no fim do trato intestinal, como por exemplo, no intestino grosso. Geralmente está associado a:
- Parasitas, como giárdia;
- Hemorroidas;
- Intoxicações e alergias alimentares;
- Tumores no reto e cólon;
- Infecções virais;
- Infecções bacterianas.
Melena
Este já é um sangue digerido – passa pelo trato digestivo – e por isso é de coloração escura, indicando problemas no estômago e no intestino delgado. Como problemas vinculados podemos citar:
- Inflamações;
- Gastrite;
- Tumores;
- Parasitas intestinais;
- Parasitas do sangue;
- Doença renal;
- Doenças virais;
- Infecções bacterianas no estômago.
Assim, apesar de ser uma situação um pouco desconfortável, é preciso que repare bem e tire fotos das fezes. Por fim, essas informações serão cruciais para o médico veterinário poder tirar um diagnóstico corretamente.
Comentários estão fechados.