Gatos braquicefálicos: Conheça os cuidados necessários!
Essas raças de gatos demandam mais atenção e cuidado. Saiba mais!
As raças de gatos braquicefálicos necessitam de cuidados mais elaborados, com isso, a atenção com esses felinos deve ser redobrada, portanto confira agora todos os cuidados necessários para manter seu animalzinho saudável e cheio de energia. Acompanhe a leitura!
Como cuidar de gatos braquicefálicos
Antes de tudo, os tutores devem saber identificar o bichano braquicefálico, sendo assim, o gatinho com essa condição é todo aquele cujo focinho é achatado. A anatomia do seu crânio é diferente do padrão comum. Em resumo, o animal pode ser identificado pelo tamanho do nariz, que costuma ser pequeno.
Principais cuidados com essas raças
Geralmente, as raças consideradas braquicefálicas exigem uma atenção redobrada. Com isso, a principal preocupação é se atentar aos dias de calor exorbitante, bem como aqueles dias que fazem muito frio. Por conta da anatomia do seu focinho, o bichano tem bastante dificuldade em fazer a troca de calor com o ambiente e, por conta disso, sente muito desconforto quando há qualquer mudança drástica na temperatura.
Além disso, ao longo dos períodos de menor umidade do ar do ano, os tutores do gatinho devem fomentar ainda mais a ingestão de água. Sendo assim, o ideal é espalhar diversas fontes de água pela casa e ir acompanhando sua hidratação. Esses cuidados são indispensáveis para o bem-estar dessas raças.
Ademais, o tutor deve incentivar o gatinho a praticar algumas atividades físicas de leve impacto para que o animal não fique extremamente ofegante e sinta dificuldade ao respirar. Outro fato interessante é que é bastante comum que os bichanos com essa condição não gostem de alturas. Por isso, é bacana enriquecer o ambiente na horizontal.
Quais são as raças de gatos braquicefálicos
As raças de gatos braquicefálicos mais conhecidas são o Persa e o Birmanês. Observando essas raças, é bastante notável as características nasais, já que os focinhos são bem menores e mais achatados quando comparados aos de outros felinos.
Devido a essa característica, o Birmanês demanda atenção redobrada, pois a limitação de seu focinho pode causar disfunções, como a obesidade.
Além das raças citadas acima, é legal destacar que existe também, entre os vários bichanos braquicefálicos, o gato Himalaio, que, assim como os outros, demandam dos mesmos cuidados apontados.
Gostou deste conteúdo e gostaria de ver mais conteúdos como este? Basta clicar aqui!
Comentários estão fechados.