A ansiedade em cães pode ser semelhante à ansiedade humana

Comportamentos indesejáveis podem pôr em risco a saúde e a longevidade dos cães.

Estudos mostram que problemas de comportamento em cães podem ser comparados aos transtornos de ansiedade em humanos, revelando fatores biológicos importantes relacionados a condições psiquiátricas. Por exemplo, o transtorno compulsivo canino é semelhante ao transtorno obsessivo compulsivo (toc) humano, tanto em termos de fenótipo quanto de neuroquímica.

Problemas de comportamento em cães são uma ocorrência frequente. Latidos excessivos, destrutividade, agressividade e medo são os problemas comportamentais mais comuns. A prevalência de sensibilidade ao ruído varia de 20% a 50% nos estudos. De 20 a 25% dos cães apresentam medo de estranhos e situações como a ansiedade de separação é encontrada em 14 a 20%. Também foi notada a ocorrência de ansiedade com a sensibilidade ao ruído.

Pesquisa

Em uma pesquisa, foram verificados sete características semelhantes à ansiedade em cães através de um questionário on-line respondido pelos donos dos animais. As características incluem sensibilidade ao ruído, medo, medo de superfícies, desatenção/impulsividade, comportamento compulsivo, agressão e comportamento relacionado à separação. Foram recebidas 13.715 respostas de 264 raças de cães, com a maioria dos cães sendo fêmeas (51,5%) e tendo idade média de 4,7 anos.

Comportamentos problemáticos foram identificados em 72,5% dos cães. A sensibilidade ao ruído foi o problema mais comum, com 32% dos cães apresentando medo intenso de pelo menos um tipo de ruído. O medo em si vem em segundo lugar, com 29% dos cães apresentando esse comportamento. Já o comportamento relacionado à separação e a agressão são os menos comuns, com prevalências de 5% e 14%, respectivamente.

O medo de fogos de artifício é o motivo mais comum relacionado a sensibilidade ao ruído, com 26% de prevalência. O medo outros cães é o motivo mais comum dentre os fatores do medo. Agressão contra membros da família humana é relatada mais do que agressão contra estranhos. Entre traços relatados de compulsão, se auto morder-se é o mais comum.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.