A ‘briga’ no escritório tem razão! Temperatura ideal do ar-condicionado varia para homens e mulheres
Será mesmo que a quantidade de testosterona pode influenciar no calor do corpo?
Ar-condicionado tem se tornado (praticamente) um item de necessidade básica nos últimos meses, graças à onda de calor extremo que assolou o Brasil. Afinal, não é fácil driblar temperaturas de mais de 40ºC e sensações térmicas de 50ºC.
No entanto, com o aumento do uso do eletrodoméstico, ressurgiu a discussão sobre qual seria a temperatura ideal para usá-lo. Nas redes sociais, homens e mulheres se dividiram sobre o assunto: eles preferem um ambiente bemóis frio, enquanto elas querem algo mais “refrescante”.
Será que o gênero biológico influencia em o quão frio gostamos do ar-condicionado? Um artigo publicado na revista científica Nature Climate Change, em 2015, parece ter a resposta.
Homens e mulheres têm preferências diferentes quanto à temperatura do ar-condicionado
Com base em 38 mil respostas sobre temperatura do ar-condicionado em mais de 168 cidades dos Estados Unidos, os pesquisadores concluíram que, de fato, as mulheres preferem um clima mais ameno no escritório. E que, inclusive, isso influencia diretamente em seu trabalho.
De acordo com o texto, 42% das entrevistadas sublinhou que o frio trabalhava seu rendimento de trabalho.
Um outro estudo, desta vez de 2019, assinado por pesquisadores da USC Marshall School Of Business de Los Angeles (EUA), também analisou esta correlação. Foram analisadas 500 pessoas, dentre homens e mulheres e a interferência da temperatura do ar-condicionado no trabalho.
O desempenho das senhoritas e senhoras era melhor quanto a temperatura estava por volta dos 26ºC.
O que diz a biologia?
Será que os níveis de testosterona nas pessoas pode influenciar em o quanto de calor elas sentem? Aparentemente, sim. Quem diz isso é a endocrinologista Maria Fernanda Barca, médica que integra a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).
Em entrevista ao portal G1, ela pontuou que “com toda essa testosterona presente nos homens, eles vão sentir mais calor e, consequentemente, vão precisar que a temperatura do ar-condicionado seja muito mais fria”.
Segundo ela, o hormônio faz com que os homens produzam mais energia e, por isso, o corpo deles é mais quente. Além disso, concluiu, as mulheres geralmente se sentem mais confortáveis em temperaturas até 2.5ºC mais altas.
Comentários estão fechados.