A chave para uma longa vida? este estado de espírito, dizem pesquisadores

A pesquisa acionou, pela primeira vez, um conceito chamado de ‘idade autopercebida’. Entenda!

A maioria das pessoas não gosta dos termos “envelhecer” e “morrer”. Esse sentimento não é recente, vem de milênios de tradições de civilizações antigas.

Esse entendimento peculiarmente humano tem levado muitos homens e mulheres a gastar rios de dinheiro com cirurgias plásticas, infiltrações e outros procedimentos que os ajudem a “vencer o tempo”.

No entanto, essa obsessão pela juventude não apenas prejudica a saúde, mas também pode acelerar a morte das pessoas. Pelo menos, é isso que um estudo realizado recentemente afirma.

A amostragem realizada trabalha com o conceito de “idade autopercebida”, baseada na ideia de que as pessoas precisam ter em mente que a idade é apenas um número, e que ninguém precisa se preocupar tanto com o passar dos anos.

(Imagem: divulgação)

Como foi feito esse estudo?

Para realizar essa pesquisa, um grupo de especialistas em saúde, bem-estar e psicologia coletou dados de 6.500 pessoas com pouco mais de 65 anos de idade, em média.

Do total, aproximadamente 70% dos entrevistados sentiam-se com cerca de 56 anos. Os outros 30% eram compostos por pessoas cujas idades autopercebidas eram equivalentes à realidade ou até mesmo superiores.

Depois de analisar a rotina dessas pessoas por oito anos, os pesquisadores constataram que 25% daqueles que se sentiam mais velhos morreram.

Enquanto isso, 18,5% dos que tinham idade autopercebida igual à real haviam falecido, e apenas 14,3% dos que se sentiam mais jovens tinham deixado o plano terreno.

Ademais, o estudo também constatou que aqueles que se sentem mais jovens do que realmente são têm uma saúde cardiovascular melhor, além de um status mental mais sólido.

Os responsáveis pelo estudo afirmam que esses resultados ocorrem pelo fato de que se sentir mais jovem cria esperanças e boas expectativas para o futuro, trazendo novo ânimo e desencadeando uma série de conexões positivas no organismo.

Por outro lado, focar no passar dos anos e tentar combatê-lo a todo custo é um verdadeiro gargalo de energia.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.