A ciência indica: ao comunicar-se com o gato DESTA forma, ele vai entender!
Já tentou falar com o seu gato e ele sequer respondeu? Talvez esteja fazendo isso da forma errada, pois existe um jeito certo.
Apesar da reputação de indiferença, os gatinhos são uma fofura! Geralmente, eles podem ser mal interpretados quando se trata de interações com seus donos. Se você e seu amigo felino não estão se conectando, pode ser simplesmente porque vocês não estão falando a mesma língua. Ou seja, é preciso saber como falar com um gato do jeito certo!
No entanto, não há motivo para preocupação – pesquisas realizadas em 2020 mostraram que estabelecer uma comunicação efetiva com os gatos não é tão difícil como se pensava.
Na verdade, tudo o que você precisa fazer é sorrir para eles, mas não do modo humano, exibindo os dentes. A chave está em sorrir do jeito felino, estreitando os olhos e piscando de forma lenta.
Ao analisar as interações entre gatos e humanos, os cientistas concluíram que essa expressão felina específica faz com que os gatos, sejam eles familiares ou desconhecidos, se aproximem e se mostrem mais receptivos aos humanos.
Depois dessa pesquisa, você não vai parar de se comunicar com os gatinhos!
Como estabelecer a comunicação com os gatos?
Segundo a psicóloga Karen McComb, da Universidade de Sussex, que estudou o comportamento animal e é proprietária de um gato, é empolgante poder confirmar que os gatos e os humanos podem se comunicar por meio desse tipo de expressão.
Em um comunicado divulgado em 2020, McComb afirmou que muitos donos de gatos já suspeitavam dessa forma de comunicação, e ter encontrado evidências concretas é muito emocionante.
A pesquisa contribui para um maior entendimento da linguagem felina e fortalece os laços entre humanos e seus queridos animais de estimação.
Se você já teve a oportunidade de observar gatos de perto, provavelmente notou que eles, às vezes, apresentam uma expressão facial com “olhos parcialmente fechados” e piscadas lentas.
Essa expressão é semelhante ao estreitamento dos olhos humanos durante um sorriso e geralmente é observada quando o gato está relaxado e feliz.
Com base em relatos anedóticos de donos de gatos, que sugeriram que os humanos podem imitar a expressão facial dos felinos para comunicar amizade e abertura à interação, uma equipe de psicólogos decidiu realizar experimentos.
Resultado do estudo
O objetivo dos experimentos era investigar se os gatos reagiam de forma distinta quando confrontados com humanos que realizavam piscadas lentas. A intenção era fornecer evidências científicas sobre a eficácia dessa forma de comunicação entre humanos e felinos.
No experimento, os pesquisadores conduziram um estudo com 21 gatos provenientes de 14 famílias distintas. Os donos dos gatos foram orientados a realizar piscadas lentas quando os felinos estivessem olhando para eles, enquanto estavam sentados a cerca de 1 metro de distância.
A atividade foi registrada por câmeras que capturaram os rostos tanto dos donos quanto dos gatos. Os resultados obtidos foram então comparados com a forma como os gatos piscam quando não há interação humana.
Os resultados revelaram que os gatos demonstraram maior propensão a piscar lentamente quando os pesquisadores piscaram para eles, em comparação com a condição em que os humanos olhavam para os gatos sem piscar os olhos.
De acordo com McComb, este estudo pioneiro proporcionou uma investigação experimental sobre o papel do piscar lento na comunicação entre gatos e humanos.
Ela enfatiza que é algo que as pessoas podem experimentar com seus próprios gatos em casa ou com gatos que encontram na rua.
Piscar lentamente para os gatos, semelhante a um sorriso relaxado, seguido por fechar os olhos por alguns segundos, pode ajudar a fortalecer o vínculo com os felinos e iniciar uma forma de conversa com eles.
É uma maneira eficaz de se comunicar e estabelecer conexão com os gatos.
Comentários estão fechados.