A cura sai pela boca: guardar segredos pode te adoecer; saiba como
Tudo aquilo que a gente guarda cresce; Inclusive segredos que nos envergonham.
Michael Slepian, autor do livro A Vida Secreta dos Segredos, defende que guardar segredos pode causar prejuízos à saúde física e à mental de seres humanos. O problema, nesse caso, não é o fato de guardar segredos, mas a repercussão mental que isso gera na pessoa e o fardo de precisar viver com o segredo em nossa cabeça.
Leia mais: Sua casa pode estar te deixando doente: Quer saber como?
Tudo o que a gente guarda cresce
Na dinâmica dos segredos, tudo aquilo que a gente guarda cresce. Sejam os segredos bons, como uma gravidez ou uma proposta de emprego, sejam os segredos ruins e vergonhosos, como uma traição.
Assim, com o acúmulo de segredos ruins em nossa vida, que nos acompanha aonde quer que a gente vá, nossa saúde pode ficar debilitada por precisar conviver com as consequências negativas provocadas pelo movimento de guardar segredos.
Michael Slepian conduziu um estudo com mais de 50 mil participantes. Nesse estudo, as pessoas revelaram ao autor seus segredos íntimos e, conforme verificado por ele, todas aquelas com grandes informações não reveladas apresentavam saúde mais debilitada, com relacionamentos ruins e sensação de menor prazer com a vida em geral.
Quanto mais vergonhoso for o segredo, mais a pessoa se sentirá mal
Segundo Slepian, como as pessoas se enxergam donas de uma moral exemplar, os eventuais erros do passado causam vergonha e, por isso, devem ser mantidos ocultos dos seus pares.
Enquanto há uma alegria em compartilhar as coisas boas feitas por nós, uma maneira de fazer os outros nos enxergarem como pessoas legais, compartilhar segredos negativos pode se tornar motivo de vergonha. E se o segredo é julgado por si como imoral, a consequência é ainda pior, porque essas pessoas podem se punir de modo agressivo e passar a infligir dores em si mesmas.
Os segredos ruins podem te manter afastados de familiares, amigos e colegas, e o isolamento se torna negativo, com impacto na saúde mental e, em muitas vezes, na física. No estudo, os principais segredos estão relacionados a mentira, desejos e comportamentos sexuais, bem como à família. A infidelidade foi um dos pontos que mais chamaram a atenção no estudo.
Para evitar que os segredos afetem negativamente sua saúde, confidencie-o a alguém da sua confiança ou busque a ajuda de um psicólogo. Outra dica é se perdoar, reconhecer os erros do passado e analisar como você cresceu a partir disso.
Comentários estão fechados.