'A Era do Gelo' e 'Os Croods': professora faz sucesso ao usar filmes nas aulas

De acordo com a docente, o que ela chama de ‘cine-debate’ é uma boa forma de prender a atenção dos alunos, enquanto repassa o conteúdo.

Graduada na Universidade de Brasília (UnB), a professora de História Keilla Vila Flor tem chamado atenção devido ao método inovador que usa em suas aulas: o “cine-debate”.

Conforme ela, que dá aulas para alunos da segunda etapa do Ensino Fundamental e do primeiro ano do Ensino Médio, a ideia surgiu da necessidade de tornar as aulas mais fluidas e o repasse do conteúdo programático menos “maçante”. E, ao que parece, ela tem alcançado seus objetivos.

Keilla conta que, apesar de certo estranhamento de parte dos alunos no início do cine-debate, hoje em dia tudo está mais claro e os discentes até preferem aprender desse jeito.

‘A Era do Gelo’ é uma das obras empregadas pela docente – Imagem: Keilla Vila/20th Century Studios/Canva/Guia do Estudante/Reprodução

Como funciona?

Conforme Keilla, a metodologia de ensino é baseada na exibição de filmes de cunho histórico, em especial animações conhecidas, seguida por rodadas de debate com os alunos, que precisam explicar o que entenderam das obras.

A professora de História usa as discussões para explicar a conexão das obras com a realidade, indicando aos alunos o que é liberdade criativa dos produtores dos filmes e o que é fato histórico.

Antes de passar os longas, Keilla os assiste e faz uma análise do conteúdo para decidir sobre a utilização ou não.

Por fim, depois das exibições e da realização dos debates, a professora faz revisões para extrair dos alunos o que eles aprenderam de fato durante esse processo.

Os filmes utilizados e suas conexões

Como dito, Keilla emprega longas com base histórica. Os prediletos são algumas animações ambientadas em eras passadas da história do planeta.

Um dos principais é ‘A Era do Gelo’ (2002), que retrata a história de Sid, Manny e Diego, uma preguiça, um mamute e um tigre dentes-de-sabre, respectivamente. Os animais se unem em uma aventura improvável ao lado de um bebê humano.

Keilla Flor destaca que, no primeiro filme da franquia, ela usou uma cena específica para demonstrar aos alunos a Teoria da Evolução, de Charles Darwin.

“Usei um frame do filme em que os três [personagens] principais estão passando em uma caverna de gelo. Ali aparece congelado todas as evoluções da espécie até chegar na preguiça-gigante, que é o Cid”, explica.

Outro longa presente nas aulas é ‘Pachamama’ (2018), usado em explanações sobre o Império Inca, uma importante unidade governamental que controlou grande parte da América do Sul no período pré-colombiano.

Semelhante a ‘Pachamama’, outra obra empregada é ‘Maya e os Três Guerreiros’ (2021), que ilustra os impérios Maia e Asteca, duas civilizações que dominaram o que é hoje a América Central.

A professora Keilla Vila Flor garante que seu cine-debate tem dado frutos, em uma clara demonstração dos muitos caminhos que a educação pode percorrer para que se estabeleça.

Com informações do site Guia do Estudante.

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