Airbnb: Empresa rejeitada por investidores e que hoje é uma das maiores do mundo
CEO da Airbnb revela detalhes sobre a história da empresa, que hoje tem valor de mercado superior aos 300 bilhões de reais.
Uma das maiores empresas de hospedagem e viagens, a Airbnb começou de baixo, mas alavancou com uma ideia dos criadores. A empresa, que hoje é avaliada em mais de R$ 300 bilhões, teve dificuldade para receber investidores no início. Após algumas sugestões inovadoras, os fundadores da Airbnb conseguiram alavancar o negócio ao nível mundial. Veja mais sobre a história dessa empresa abaixo.
Como a Airbnb se tornou o que é
A Airbnb foi fundada por Brian Chesky e dois parceiros em 2008, que enfrentaram investidores resistentes à ideia da empresa.
Segundo eles, os investidores não acreditavam que o negócio poderia dar certo por não achar que as pessoas aceitariam hospedar estranhos em suas residências durante viagens.
Após isso, eles precisaram procurar fundos de investimento em outros locais.
Venda de caixas de cereal
Para se sustentar, os fundadores da empresa começaram a vender caixas de cereal com os candidatos à presidência dos EUA na época, John McCain e Barack Obama. A ideia é que fossem uma opção de café da manhã do Airbnb.
O produto fez bastante sucesso, com mais de 1000 unidades vendidas, arrecadando um valor de aproximadamente 30 mil dólares.
Atenção de uma aceleradora
Pelo sucesso das caixas de cereal da Airbnb, a marca chamou a atenção da Y Combinator, uma aceleradora dos EUA que se interessou pelo produto e decidiu investir na marca. Aceleradoras são empresas que estimulam o desenvolvimento e crescimento de startups.
Segundo Paul Graham, um dos líderes da aceleradora, se eles foram capazes de convencer pessoas a pagarem 40 dólares em caixas que valiam 4, eles poderiam convencer pessoas a aceitarem estranhos em suas casas.
Investimento da Y Combinator
A aceleradora entrou como um dos primeiros investidores da Airbnb, trocando 6% da empresa por US $20 mil. Hoje, a empresa já vale mais de 75 bilhões de dólares, sendo a maior empresa de hospedagem em todo o mundo.
Comentários estão fechados.