A IA no trabalho aumenta o risco de solidão, insônia e consumo de álcool, revela pesquisa

De acordo com o estudo, interagir com sistemas de IA frequentemente aumenta o risco de solidão, insônia e o consumo de álcool após o trabalho.

A Inteligência Artificial (IA) está entre os temas mais debatidos na atualidade, principalmente sobre o seu efeito na vida das pessoas. De acordo com pesquisas, os trabalhadores que lidam regularmente com sistemas de IA são mais propensos a se sentir solitários.

Inteligência artificial e saúde mental

Dr. Pok Man Tang, o  pesquisador principal do estudo, decidiu investigar esse assunto e conduziu quatro testes interculturais nos Estados Unidos, em Taiwan, na Indonésia e na Malásia.

O seu interesse por esse tema surgiu de sua experiência anterior trabalhando com IA em um banco de investimentos. Os resultados de sua pesquisa foram publicados no Journal of Applied Psychology.

Hoje em dia, muitas empresas estão adotando software de IA em suas operações, aproveitando tecnologias de ponta como assistentes de voz e chatbots. Embora ainda existam preocupações dos trabalhadores em relação à automação, parece que a IA se tornou a nova tendência empresarial.

Trabalhar com sistemas de IA tem suas vantagens, mas os pesquisadores descobriram que os funcionários que utilizam esses programas regularmente têm maior probabilidade de ajudar seus colegas de trabalho.

Isso pode estar relacionado ao sentimento de solidão e ao desejo de interação social que essas pessoas têm.

As pesquisas mostraram como a IA afeta aqueles que já têm altos níveis de ansiedade em relação aos relacionamentos interpessoais, impactando sua saúde mental. Isso se manifesta em respostas mais intensas ao usar sistemas de IA, caracterizadas por sentimentos de nervosismo e preocupação com os laços sociais.

Essas respostas podem ser tanto positivas, como oferecer ajuda, quanto negativas, como sentir solidão e insônia.

Em um estudo específico, conduzido durante um período de três semanas com 166 engenheiros de uma empresa biomédica de Taiwan, descobriu-se que os trabalhadores que interagiam com sistemas de IA com mais frequência eram mais propensos a sofrer de solidão, insônia e ao aumento do consumo de álcool após o trabalho.

É importante lembrar que essas descobertas de pesquisa apenas mostram uma conexão entre trabalhar com sistemas de IA e sentimentos de solidão ou outras reações, e não uma relação direta de causa e efeito.

Para promover interações humanas mais autênticas, Tang propôs que futuros desenvolvimentos na tecnologia de IA incluam aspectos sociais, como uma voz mais humana. Os empregadores também podem considerar limitar a frequência de uso dos sistemas de IA e oferecer aos funcionários oportunidades de interação social.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.