A inteligência artificial será capaz de captar sinais extraterrestres?

Telescópios foram instalados desde a Virgínia até a Austrália para tentar ouvir sons espaciais.

Uma das maiores dúvidas da humanidade, a existência de vida fora da Terra, sempre intrigou diversas pessoas e estudiosos. Há anos, nós tentamos captar qualquer tipo de sinal de som ou de imagem que nos dê indícios a respeito da existência de alienígenas. Com o avanço da tecnologia, conseguimos ferramentas cada vez mais inovadoras para nos ajudar nessa missão. Recentemente, a inteligência artificial tem sido usada para tentar captar sinais de som fora da Terra.

IA para descobrir a existência de extraterrestres

Que a inteligência artificial já faz parte da nossa vida todos sabem, seja na automação de diversos aplicativos e programas, ou para descobrir vida fora da Terra. Pesquisadores estão utilizando a IA para tentar captar sinais extraterrestres e tentar encontrar indícios da existência de aliens.

SETI

SETI é a sigla para “Search for Extraterrestrial Intelligence”, que seria a busca por vida inteligente fora da Terra. Esse estudo é realizado por pesquisadores que utilizam a IA para localizar sinais de radiação eletromagnética provenientes de alguma possível civilização avançada fora do nosso sistema solar.

Já foram montados telescópios para o estudo desde a Virgínia até planícies rurais da Austrália, capazes de captar ondas e sinais. Franck Marchis, astrônomo planetário do Instituto SETI, disse à revista Nature que se trata de uma nova era na pesquisa SETI graças aos avanços da inteligência artificial.

O maior desafio, segundo o pesquisador, é que o processo de integração da IA aos programas utilizados por eles é novo, sendo necessário um tempo para conseguir calibrar corretamente os equipamentos com a IA.

No momento, diversos dados são gerados, sendo muitos deles falsos-positivos, que são gerados por ondas provenientes de celulares, internet, rádio e GPS. O objetivo agora é filtrar os dados desnecessários e aumentar a precisão dos equipamentos e conseguir distinguir quais sinais são provenientes da vida humana e quais advêm da galáxia.

Machine learning

Uma opção encontrada para melhorar os algoritmos de dados é a machine learning. Através dessa tecnologia, é possível “ensinar” os computadores a reconhecer os recursos que são interferência terrestre e diferenciá-los de sinais espaciais, permitindo a filtração e a coleta de dados correta.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.