‘A Lição’: série da Netflix mostra sérias consequências do bullying
Na série, uma mulher que cresceu com traumas de infância e pouca rede de apoio na qual o pai é ausente a mãe tem sérios problemas
A Lição, série disponível na Netflix, conta a história de Moon Dong Eun, vítima de fortes agressões físicas e psicológicas que passa 18 anos planejando uma vingança. A série mostra o desastre emocional que a violência pode ocasionar, principalmente na fase escolar. Vem entender!
A Lição
Na série, acompanhamos a história de uma mulher que cresceu lidando com traumas de infância e pouca rede de apoio. Seu pai é ausente e sua mãe tem sérios problemas com álcool, levando-a a fazer de tudo por dinheiro.
Neste ambiente em que a personagem principal se encontra, mesmo quando busca ajuda, a escola a ignora, a mãe a ignora e a polícia desacredita de sua versão.
Assim, Moon Dong Eun, uma mulher de poucos sorrisos, cresce desconfiada dos afetos sinceros, com dificuldade de contato físico, medos, tendências à violência e com crises de ansiedade.
Em determinado momento da série, há uma tentativa de suicídio, e sua aparente frieza é, na verdade, uma espécie de proteção que esconde uma criança muito ferida e solitária.
A série mostra que a formação de nossa personalidade é influenciada por vários fatores, desde a criação, dogmas e ambiente ao qual estamos inseridos. A adolescência é uma fase muito importante para as amizades, pois é nela que se dá a sensação de pertencimento a um círculo de pessoas.
Adolescentes rejeitados, isolados e com pouco apoio emocional, bem como aqueles que sofreram abusos e violências, podem ter maiores dificuldades no desenvolvimento e processo de individualização. Além disso, tais fatores podem causar uma maior propensão a transtornos emocionais, como insegurança, problemas na autoestima, agressividade, labilidade emocional, depressão, ansiedade, dificuldade de relacionamento social e afetivo, dentre outros.
Bullying e suas consequências
De acordo com o Instituto de Pesquisa Ipsos, o Brasil é o 2º país com mais casos de cyberbullying, ou seja, bullying praticado no meio virtual. Uma outra pesquisa feita em 2019 pela UNICEF, 37% dos adolescentes de 13 e 24 anos já sofreram ou foram vítimas de cyberbullying.
Sinais que uma criança está sofrendo bullying
É importante estar atento a alguns sinais que podem indicar que uma criança está sofrendo bullying. Alguns sinais são:
1. Mudanças no comportamento
A criança pode parecer mais triste, irritada, ansiosa ou retraída do que o normal. Também pode começar a ter problemas para dormir ou comer.
2. Lesões físicas inexplicáveis
A criança pode ter lesões físicas inexplicáveis, como hematomas, arranhões ou cortes.
3. Mudanças no comportamento social
A criança pode se afastar de seus amigos e evitar situações sociais. Ela também pode parecer insegura e ter dificuldade em fazer amigos.
4. Comentários negativos sobre si mesmo
A criança pode expressar comentários negativos sobre si mesmo, como “eu sou feio” ou “eu sou burro”.
Comentários estão fechados.