A lógica intrigante por trás da localização de frutas e legumes nos supermercados
Dentre as táticas mais usadas, está a de colocar frutas e verduras próximas à porta de entrada das lojas.
O especialista em design Reeves Connelly viralizou após postar um vídeo no TikTok no qual dá uma explicação plausível sobre a organização de prateleiras dentro dos supermercados.
De acordo com Connelly, os produtos são posicionados de forma a induzir os visitantes à compra, para que não saiam do supermercado de “mãos abanando”.
Além disso, a prática vista em muitos supermercados de colocar frutas e verduras perto da entrada da loja tem o intuito de fazer as pessoas comprarem esses itens naturais para mais à frente comprarem produtos menos saudáveis sem sentir culpa por isso.
Foto: Mokjc / Shutterstock
Mais adiante em seu vídeo, Reeves Connelly apontou outra tática recorrente, a de posicionar cereais açucarados e doces na linha de visão das crianças.
Essa forma de organização teria como objetivo induzir os pequenos a pedir os itens aos seus pais, enquanto os cereais mais saudáveis ficam na linha de visão dos adultos. No final das contas, ambos os produtos podem ser levados.
“Outra maneira que eles fazem você gastar mais dinheiro é organizando o corredor de cereais para que os cereais açucarados estejam no nível dos olhos de uma criança, para que eles tenham maior probabilidade de pegar um enquanto as opções mais saudáveis estão no topo”, destaca.
Por outro lado, Reeves explica que alguns itens essenciais como pão, ovos e congelados costumam ficar no fundo dos supermercados para que os clientes passem por outras prateleiras e sejam instigados a comprar mais alguma coisa.
O vídeo do especialista em design já acumula mais de um milhão de visualizações e centenas de milhares de comentários. Em um deles, um internauta reclama justamente da dificuldade de chegar até os ovos e o leite.
“É por isso que eu odeio compras de supermercado. Tenho de passar por um labirinto só para conseguir ovos e leite”, reclamou ele.
Para finalizar o seu vídeo explicativo, Reeves Connelly aborda as repentinas e recorrentes mudanças na organização das lojas e sugere que existe um motivo claro por trás delas.
“Eles estão muito conscientes de que essas táticas se tornam menos eficazes depois que você visita a loja algumas vezes e tem uma noção melhor de onde tudo está. Então eles vão mover regularmente os produtos para diferentes corredores para desorientá-lo”, destaca.
Comentários estão fechados.