A nova tecnologia 5G será acessível a todo território Brasileiro?

O 5G no Brasil está chegando aos poucos, mas recentemente houve um grande avanço na chegada dessa nova tecnologia ao país!

O 5G tem caminhado a passos curtos no Brasil, mas no dia 04/11/21 aconteceu o leilão feito pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Esse leilão definiu quem terá direito à exploração da tecnologia. Entretanto essa é somente uma das etapas para que ocorra a implementação do 5G em todo território nacional. A expectativa é que só esteja disponível no meio do ano de 2022.

Sobre a tecnologia

O 5G é a evolução da 4G, que é a tecnologia já existente. Através deles as gerações trouxeram mais conexão, estabilidade, velocidade de download, cobertura e qualidade. Entretanto, essa nova geração tem um salto tecnológico absurdo comparado a anterior. Isso oferece uma conexão com infinitas possibilidades e transmitida por um espectro de rádio, permitindo que mais aparelhos tenham acesso com qualidade ao mesmo tempo.

Com base em especialistas, é possível que com o 5G mais de um milhão de aparelhos estejam conectados por metro quadrado. A real proposta é ter uma maior conexão entre literalmente tudo, como entre celulares, computadores, carros, geladeiras, TVs, câmeras de segurança, smart home, entre outros.

Comparando o novo 5G com seu antecessor 4G podemos notar sua velocidade de conexão como ponto de diferença: em média, a conexão do 4G é de 45 Mbps (megabit por segundo) enquanto a do 5G tem a conexão esperada de 1 Mbps (gigabit por segundo que é igual a 1.024 Mbps) se tornando vinte vezes mais potente que sua antecessora.

Essa conexão já foi posta a teste pelos sul coreanos que baixaram um jogo com mais de dois gigabits – na tecnologia 5G – e ele demorou menos de dois minutos para fazer o download, comprovando a melhor eficácia da rede frente a seus antecessores.

5G será acessível?

Em 65 países a tecnologia 5G já é uma realidade há algum tempo e por conta disto a indústria telefônica já esteve desenvolvendo celulares capazes de usar 100% desta tecnologia, sendo possível encontrar modelos a partir do ano passado que aceitem o 5G.

Portanto, pela maior aceitação do mercado com essa tecnologia, será acessível para a população, que não precisará dispor de um investimento grande em celulares mais caros.

Agora que você já sabe sobre o 5G no Brasil, clique aqui para ler mais textos como esse!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More