A prática DESTE esporte pode ser uma ‘fonte da juventude’ para idosos
O estudo foi conduzido por pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
Em um estudo conduzido recentemente, pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) descobriram um esporte em específico que pode trazer de volta a vitalidade e o equilíbrio para idosos, servindo como uma “fonte da juventude”.
Na amostragem, os estudiosos analisaram o comportamento de um grupo de idosos divididos entre aqueles que praticam e aqueles que não praticam o tênis. Como resultado, ficou claro que os praticantes estavam com indicadores de saúde bem melhores.
(Imagem: divulgação)
Os idosos que praticam o tênis apresentam melhor coordenação motora e equilíbrio, além de ter mais resistência muscular e disposição.
A explicação para isso é que por suas características o tênis age na ativação de praticamente todos os grupos musculares de seus praticantes, enquanto também melhora a saúde mental e óssea.
Esse estudo da PUCPR traz uma ótima alternativa a idosos e cuidadores que procuram uma atividade leve e efetiva ao sedentarismo. Isso vale para pessoas de todas as idades, mas está mais do que comprovado que idosos precisam se movimentar a fim de melhorar sua qualidade de vida.
Por outro lado, vale destacar que ajustes na prática de atividades físicas não são suficientes para a manutenção da boa saúde de idosos. Um acompanhamento médico ativo, bem como ajustes na alimentação, também são indispensáveis nesse sentido.
Comentários estão fechados.