A temperatura da água pode influenciar nos fios do seu cabelo
Cada temperatura da água atua de forma diferente no seu cabelo, mas a gelada é a que mais pode te ajudar.
Muitas vezes nos questionamos se é melhor lavar o cabelo com água gelada, quente ou morna, não é mesmo? A resposta vem através de uma situação muito simples: depende da manutenção que você precisa nos fios.
O cabelo reage de forma diferente a cada temperatura da água. Por isso, na dúvida, venha ver qual a melhor temperatura para manter os fios do seu cabelo mais saudáveis.
Leia mais: Saiba o que não fazer se você tem cabelo oleoso, e nem quer ter!
Quais os benefícios de lavar o cabelo com água gelada?
Quando lavamos nosso cabelo com água fria, o contato acaba causando vasoconstrição, ou seja, fecha a cutícula do cabelo. Isso resulta em menos poros e fios mais brilhantes. Além disso, por ser menos agressivo na remoção da oleosidade, evita o famoso efeito rebote que a água quente gera, deixando o fio oleoso.
É errado pensar que os benefícios da água fria param por aí. O hábito de lavar os cabelos com a água gelada é ideal para quem sofre com fios mais ressecados, quebradiços ou abusa de produtos químicos, secadores e chapinhas.
Com isso, as cutículas ficam devidamente seladas após o banho em água fria, o cabelo fica mais fácil de desembaraçar e menos nós se formam, evitando a quebra. Mais importante ainda, os distúrbios do couro cabeludo causados por água superaquecida, como a caspa, são evitados com sucesso.
Então, qual seria a melhor forma de lavar as madeixas?
Se você busca manter os fios limpos e saudáveis, o ideal é aproveitar o melhor dos dois mundos, ou seja, alternar a temperatura da água para cada momento durante o banho.
Como resultado, uma vez que a água com temperatura amornada tem o poder de abrir a cutícula, você pode começar a tomar banho e lavar o cabelo com ela. Assim, o fio se beneficiará mais dos ingredientes ativos do produto que você usar em seu cabelo.
Para garantir que esses nutrientes sejam retidos em todos os fios, finalize sua lavagem com a água em temperatura fria para fixar o tratamento e obter resultados mais eficazes. Lembre-se que isso também se aplica ao uso de hidratações ou ampolas terapêuticas.
Comentários estão fechados.