A Terra está se afastando do Sol aos poucos; É necessário se preocupar?
Segundo cientistas, não há muita preocupação com essa mudança de distância ainda.
O movimento do sol no céu é tão previsível que é impossível acreditar que sua relação com a Terra esteja mudando o tempo todo, mas isso é um fato. Na realidade, a distância média entre a Terra e o Sol não é constante, pois muda ano após ano. Então, sabemos que a Terra está se afastando do Sol aos poucos. Neste sentido, é necessário se preocupar? Quais os impactos disso? Confira todas essas informações no conteúdo abaixo!
Leia mais: Asteroides que podem colidir com a Terra preocupam a China
O afastamento lento da Terra em relação ao Sol
A verdade é que, com o tempo, o Sol está aos poucos se afastando da Terra. No entanto, sua órbita é um pouco oval, em vez de perfeitamente redonda. Logo, segundo a NASA (National Aeronautics and Space Administration), a distância entre os astros pode variar de aproximadamente 147,1 milhões a 152,1 milhões de quilômetros.
Ainda assim, em média, a distância entre o Sol e a Terra está aumentando de maneira bem devagar ao longo dos tempos. Essa distância que vem ocorrendo tem duas causas significativas:
- A primeira é que o sol está perdendo sua massa;
- A segunda causa diz respeito às mesmas forças que causam as marés na Terra.
O sol está perdendo massa
Da mesma forma que o Sol está sempre gerando energia, a massa também está sendo perdida. Alguns modelos, que ditam como as estrelas mudam ao longo do tempo, preveem que durante o curso da vida do Sol, estimada em 5 bilhões de anos, ele perderá cerca de 0,1 % de sua massa total antes de começar a morrer.
Ainda que 0,1% possa não parecer muito, segundo os cientistas, é uma quantidade significativa quando se refere à grande estrela. Para se ter uma ideia, essa quantidade seria aproximadamente igual à massa de Júpiter (que tem cerca de 318 vezes a massa da Terra). A força da atração gravitacional de um objeto é proporcional à quantidade de massa que ele possui. À medida que o Sol perde massa, sua atração pela Terra enfraquece, fazendo com que nosso planeta se afaste da estrela em cerca de 6cm a cada ano. Mas não precisamos nos preocupar com nada agora.
As forças que causam as marés no planeta
Semelhante à forma da atração gravitacional da lua que faz o mar se formar na Terra, a gravidade do planeta também puxa o sol. O resultado é uma “protuberância de maré”, segundo Britt Scharringhausen, professor de física e astronomia do Beloit College. No entanto, essas forças de maré têm um impacto muito fraco em toda a órbita da Terra. Por causa deles, a Terra se move para longe do Sol apenas cerca de 0,0001 polegadas (0,0003 cm) a cada ano.
Comentários estão fechados.