A utilidade oculta do grampeador que muitos ainda não descobriram
Mesmo que você conheça a principal função do grampeador, existe uma outra habilidade que quase ninguém conhece.
O grampeador é uma ferramenta indispensável para muitas pessoas, pois trata-se de uma ferramenta utilizada para unir documentos ou papéis de forma segura.
Sua função principal é aplicar pressão sobre o material por meio de grampos, garantindo que eles permaneçam unidos sem risco de soltura.
Enquanto os clipes podem ser uma alternativa em algumas situações, eles muitas vezes não oferecem a mesma segurança, podendo resultar em papéis soltos e desorganização.
O grampeador se destaca como o meio mais eficiente para garantir a organização e a integridade dos materiais, evitando que se espalhem ou se percam.
O que muitas pessoas desconhecem é que o grampeador possui uma função adicional além daquela tradicionalmente associada a ele.
Além de servir para prender papéis de forma permanente, o grampeador também pode ser utilizado para juntá-los temporariamente.
A habilidade adicional do grampeador
Muitas vezes, olhamos para um grampeador e vemos apenas uma ferramenta simples para unir documentos.
Porém, há uma função desconhecida que a maioria das pessoas não percebe: a capacidade de ajustar a ‘bigorna’ ou ‘placa de metal’ para diferentes configurações.
Se você observar atentamente a parte do grampeador onde coloca o papel antes de pressionar a parte superior para inserir um grampo, notará dois tipos de sulcos.
Esses sulcos existem porque a placa de base é ajustável, o que significa que você pode girá-la para alterar a ranhura por onde o fio do grampo passa ao atravessar a pilha de papel que está sendo grampeada.
A configuração padrão, usada pela maioria das pessoas, faz com que as “pernas” do grampo dobrem para dentro, mantendo a pilha de papéis firmemente unida.
No entanto, ao girar a chapa metálica, as extremidades do grampo se expandirão para fora ao atravessar o papel. Tal ajuste é denominado como “fixação temporária”, aplicado especificamente para prender folhas de modo provisório.
Quando os grampos são inseridos no papel com suas pontas voltadas para fora, ao invés de curvadas para dentro, tornam-se mais simples de serem retirados e minimizam os riscos de danificar o papel ao serem removidos.
Foto: Canva.
Cabe mencionar que a técnica mencionada pode variar de acordo com o design do grampeador em uso. Para certos modelos, a chapa metálica precisa ser empurrada, não girada, para que a função adicional seja utilizada.
Comentários estão fechados.