Saiba mais sobre o Abono Pecuniário: entenda como funciona e suas condições
Alguns trabalhadores optam por não tirar férias, ou aproveitar apenas parte dela. Neste caso, eles recebem o pagamento antecipado. Confira como funciona!
O Abono Pecuniário nada mais é que o pagamento antecipado das férias do trabalhador. Nem todo funcionário opta por tirar as férias por completo e, por isso, algumas vezes elas são vendidas, assim, gerando um dinheiro extra. Ou seja, essa remuneração permite que o empregado transforme suas férias em honorários.
Leia também: Pessoas que não receberam abono salarial em 2020 receberão em dobro neste ano
Esse recurso é calculado a partir do valor bruto do salário do empregado, com base nos dias em que irá tirar suas férias. Por exemplo, se as férias forem de 30 dias, a soma será realizada em cima dos 10 dias de abono. Dessa forma, divide-se o salário bruto por 3.
A remuneração vale para aqueles que trabalharem pelo menos 25 horas semanais. Além disso, é necessário estar na mesma empresa há 12 meses. Vale ressaltar que, para garantir esse recurso, é necessário estar atento quanto ao prazo de solicitação contido na lei trabalhista, que é de até 15 dias antes do período previsto de férias e deverá ser feito por escrito.
A empresa não pode negar ao trabalhador o pedido da remuneração, uma vez que o funcionário tenha cumprido o prazo de solicitação dentro de todas as normas estabelecidas. O pagamento deve ser realizado dois dias antes do funcionário tirar suas férias, ou seja, junto com o seu salário.
Também é válido estar atento, quanto à venda total das férias, uma vez que só é permitida a troca de 1/3 delas, obtendo 20 dias de descanso, pelo menos.
Caso ainda tenha dúvida quanto ao abono, preste atenção nas suas vantagens e desvantagens:
- Vantagens
– Renda extra que o funcionário receberá junto do pagamento de suas férias, não influenciando nos dias trabalhados.
– A empresa não realocará ou contratará outro funcionário para cobri-lo enquanto estiver de férias.
- Desvantagem
– Quanto aos dias de descanso, uma vez que o trabalhador terá menos tempo para aproveitar.
Comentários estão fechados.