Acabou a farra! 2024 terá poucos feriados prolongados; Veja quais
Teremos nove feriados nacionais e apenas três terão a possibilidade de emendar mais dias com pontos facultativos.
Se 2023 teve muitos feriados prolongados para que o trabalhador descanse, a situação para 2024 não está tão favorável assim. Podemos nos preparar para trabalhar um pouquinho mais nos próximos 12 meses.
Teremos nove feriados nacionais, mas apenas três terão a possibilidade de “emendar” mais dias com pontos facultativos. Ou seja, são poucas datas que caem em uma segunda ou em uma sexta-feira.
Um dos motivos para isso é o fato de que 2024 será um ano bissexto. Isso fará com que grande parte das folgas aconteça em fins de semana – e aí de nada adianta para o trabalhador, não é mesmo?
Pontos facultativos
Se contarmos com a possibilidade de pontos facultativos, a situação pode ficar um pouquinho melhor e aumentar nossas folgas. Daí, sairemos de três para seis.
Destes, só dois têm a possibilidade de ficarem um pouquinho maiores: o Carnaval (13 de fevereiro, uma terça-feira) e Corpus Christi (30 de maio, uma quinta-feira).
Vale lembrar que municípios e estados podem determinar por lei que feriados nacionais, como o caso dos dois citados acima, sejam também feriados locais.
Confira todos os feriados de 2024
- 01 de janeiro: Confraternização Universal (segunda-feira);
- 29 de março: Paixão de Cristo/Sexta-feira Santa (sexta-feira);
- 21 de abril: Tiradentes (domingo);
- 01 de maio: Dia Mundial do Trabalho (quarta-feira);
- 7 de setembro: Independência do Brasil (sábado);
- 12 de outubro: Dia de Nossa Senhora Aparecida (sábado);
- 2 de novembro: Dia de Finados (sábado);
- 15 de novembro: Proclamação da República (sexta-feira);
- 25 de dezembro: Natal (quarta-feira).
O Dia da Consciência Negra (20 de novembro) não entra no levantamento. A data cairá em uma quarta-feira no ano que vem, mas não é considerada feriado nacional e nem ponto facultativo. A decisão depende de lei municipal ou estadual.
Atualmente, apenas seis estados consideram o dia um feriado: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. Algumas cidades do país, mesmo que não tenham lei estadual, têm lei municipal, é o caso, por exemplo de Boa Vista (RR).
Comentários estão fechados.