Adeus, industrializado: aprenda como fazer o seu iogurte em casa!

Substitua o iogurte industrializado pelo iogurte caseiro e observe os benefícios!

O iogurte é um dos alimentos mais populares que existem, pois, além de ser saudável, se destaca no quesito sabor, sem contar a versatilidade, podendo estar presente nas variadas refeições do dia ou intervalado entre elas. Vamos entender a diferença entre o iogurte natural e o industrializado e ainda ensinar como fazer, você mesmo, o iogurte caseiro!

Industrializado vs. Caseiro

Não é que o iogurte industrializado não tenha os seus benefícios assim como o natural, porém estes vêm em uma quantidade severamente reduzida quando é feita a comparação.

Fora que o processo envolvido na produção do iogurte vindo da indústria pode afetá-lo e até o tornar prejudicial à saúde de quem o consome.

No iogurte industrializado é possível encontrar uma quantidade ainda maior de açúcares, além da presença de corantes e aromatizantes, comprometendo a integridade do nosso sistema imunológico, por exemplo.

Benefícios do iogurte

Para começar, o iogurte é um dos alimentos derivados do leite que são uma fonte riquíssima de cálcio, um mineral que vai ajudar muito no fortalecimento dos seus ossos.

Mais um produto alimentar extremamente benéfico presente no iogurte são os probióticos, estes são micro-organismos vivos que têm a capacidade de melhorar o seu sistema imunológico.

Ademais, o alimento pode ser uma fonte saudável de proteínas que têm um papel indispensável na formação dos seus músculos.

A receita e o preparo

A receita que iremos apresentar é feita no liquidificador e é mais fácil do que parece, vai precisar apenas de alguns ingredientes básicos e essenciais:

  • uma caixa de morangos
  • um litro de leite integral
  • um pote de iogurte natural de 170 g
  • três colheres (sopa) de açúcar
  • uma colher (sopa) de essência de baunilha

No preparo, primeiro lave as frutas, corte-as e as reserve; feito isso, ponha o leite em uma panela no fogo até ferver e então desligue e deixe chegar à temperatura ambiente.

Agora é a vez de bater o iogurte com o açúcar e a essência de baunilha no liquidificador, até que consiga obter um líquido cremoso.

Adicione os morangos ao liquidificador e bata tudo para misturar bem; posteriormente, acrescente o leite e bata novamente.

Após todo esse processo, a mistura deve ficar descansando em um pote de vidro tampado em local quente por, no mínimo, 8 horas.

E está pronto o seu iogurte!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.