Adeus, sofrimento! 4 idiomas mais fáceis de aprender para quem fala português

Conheça quatro idiomas de origem latina que são mais fáceis para nós, brasileiros, aprendermos. Confira quais são e suas características.

O ato de aprender um novo idioma, seja ele impulsionado por necessidades profissionais ou pelo simples desejo de viver em outro país, é uma missão árdua que demanda muito esforço e consistência.

Veja também: O inglês não é o idioma oficial dos Estados Unidos? Confusão é esclarecida

Embora o inglês seja considerado o idioma global, muitos optam por idiomas que têm mais semelhanças com o português falado em terras tupiniquins. Em especial, os idiomas com origem no latim são aqueles que nós brasileiros podemos ter mais facilidade.

1. Espanhol

Em primeiro lugar, temos o espanhol. Reservadamente, para aqueles que possuem o desejo de viajar pela América Latina, o entendimento deste idioma é indispensável. Afinal, boa parte dos países vizinhos fala o espanhol. Suas semelhanças gramaticais com o português e a origem em comum são fatores facilitadores.

Um dos principais desafios talvez seja o fato de algumas palavras em espanhol soarem igual ao português e acompanharem significados diferentes. Portanto, o aprendizado não deve parar, mesmo naquelas palavras que parecem fáceis para nós.

2. Italiano

Além do espanhol, outro idioma bastante procurado pelos brasileiros é o italiano. Paralelamente ao primeiro item, o italiano também é uma língua românica, compartilhando diversas semelhanças gramaticais e lexicais com o nosso português. Os sons praticados no italiano também podem ser um fator atraente para os interessados em aprender uma língua estrangeira. Muitas das palavras são pronunciadas exatamente da forma como elas são escritas, o que pode facilitar a aprendizagem.

Em decorrência da imigração italiana na América do Sul, comunidades de falantes desse idioma podem ser encontradas em várias partes do mundo, especialmente no Brasil e na Argentina.

3. Francês

A França, um dos países mais influentes do mundo, acompanha um dos idiomas mais elegantes para ser aprendido. Vale ressaltar que o francês também é falado no Canadá, na Bélgica, Suíça, diversos países africanos e também no Caribe. Desse modo, quem aprende o francês pode viajar o mundo e desfrutar de uma experiência mais rica, entendendo diversos povos.

Comparativamente aos itens anteriores, o francês aparenta ser muito mais complicado, baseando-se em sua pronúncia e ortografia. Contudo, ele compartilha semelhanças com o português devido sua base românica. À medida que os principais desafios da língua francesa vão sendo vencidos, esse idioma se torna uma opção mais valorizada.

3. Romeno

Por fim, temos o romeno. Trata-se de um idioma falado na Romênia, um país europeu com um pouco menos de 20 milhões de habitantes, consoante dados do Banco Mundial publicados em 2021. Esse local acompanha diversas cidades medievais, agrupando castelos e igrejas fortificadas. Sua capital é Bucareste.

Embora o romeno seja uma língua românica, ele apresenta características únicas que podem parecer complicadas inicialmente, devido à influência de línguas dos países vizinhos.

Contudo, felizmente, diversas palavras compartilham a origem latina das outras línguas românicas citadas. Para aqueles que procuram aprender mais de dois idiomas, o romeno pode ser uma ótima terceira opção, visto que ele não é tão influente como os idiomas anteriores.

Por mais que o inglês não tenha sido incluído nesta lista, por focarmos nos idiomas de origem românica, ele também deve ser considerado uma prioridade, dada sua influência global. Mesmo assim, devemos aproveitar nossa posição privilegiada de compartilhar a mesma origem linguística, que é um fator significativo que simplifica o aprendizado desses idiomas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.