Afinal, café descafeinado tem ou não tem cafeína?
O café descafeinado possui cerca de 0,1% de cafeína, porém se você é muito sensível, recomendamos que não utilize. Veja mais informações abaixo!
No momento em que paramos para tomar um café, seja ao longo do dia, pela manhã ou à noite, e temos uma preferência por café descafeinado, é normal nos perguntarmos se ele realmente não possui cafeína, não é mesmo?
Na grande maioria das vezes buscamos acreditar naquilo que está escrito no rótulo, afinal, temos fé de que aquela empresa não está enganando seus consumidores e fornecendo algo completamente inapropriado, pois se desejássemos café cafeinado, certamente já teríamos comprado.
Leia mais: Entenda por que o café se tornou a principal bebida da manhã
Mas, no que se refere à incógnita relacionada à possibilidade do café descafeinado possuir cafeína, a resposta é: sim, os cafés descafeinados contém cafeína. Entretanto, fique calmo(a), pois essa quantidade é muito inferior. Isso porque, embora o café tenha que passar por vários processos para “perder” sua cafeína, eles não são suficientes para simplesmente tirar 100% dela.
E assim como mencionado anteriormente, mesmo que haja uma quantidade de cafeína no café descafeinado, ela é quase nula. Dá para dizer que é insignificante a quantidade de cafeína presente no produto.
De acordo com as informações, a quantidade de cafeína neste tipo de café deve ser de 0,1% para que a bebida possa se encaixar neste tipo de categoria. Quem é responsável por determinar tais limites aqui no Brasil é a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Diante disso, o indivíduo pode até passar a se sentir consideravelmente seguro ao ingerir um café descafeinado. Mas, de acordo com alguns estudos, há pessoas que, atualmente, são muito sensíveis à cafeína.
Para os médicos, aqueles que são muito sensíveis podem acabar sendo prejudicados ao ingerir até mesmo esta pequena quantidade. Sendo assim, se você precisa ficar longe da cafeína, é bom deixar o café descafeinado de lado, e optar por ingerir outras bebidas.
Mas se você não possui nenhuma restrição e deseja ter o melhor do café em sua casa, trouxemos uma pequena lista com as melhores marcas que estão presentes no mercado brasileiro e que, sem dúvida, podem ser uma ótima escolha para você.
Veja algumas opções abaixo:
1. Café Santa Mônica
Naturalmente, o Café Santa Mônica possui opções de 1kg ou de 250 g. Seus grãos passaram por uma torra média, e ele possui um gosto achocolatado e de baixo amargor.
A marca foi criada em 1985, e esse café é cultivado na região de Machado, sul de Minas Gerais. Além disso, ele é um dos cafés mais vendidos no país.
2. Café Dutra Especial
O café Dutra é um ótimo café torrado de forma artesanal com a própria lenha do café, em lotes pequenos, pois assim ele não perde sua qualidade.
3. Café Roma Bialetti
Cultivado no sul de Minas Gerais, o café Roma Bialetti, embora seja italiano, é produzido de forma totalmente nacional.
Ele possui um doce equilibrado, mas ao mesmo tempo tem um gosto de achocolatado. O Café Roma Bialetti possui um ótimo custo-benefício, uma vez que possui um valor mais em conta.
4. Café Grão Baggio
No que se refere ao Café Grão Baggio, ele tem diversas opções, e o café em grãos é uma delas. Ele vem diretamente da Itália, mais especificamente de Salvatore Baggio.
Ele foi bastante comercializado em São Paulo e no Paraná, e no fim dos anos 70 chegou ao sul de Minas Gerais.
Comentários estão fechados.