Afinal, o óleo da lata de sardinha faz mal? Descubra de uma vez por todas!

Novos dados da literatura envolvendo o assunto mostram a verdade sobre esta dúvida.

Você gosta de comer sardinha? Esta tem sido uma opção cada vez mais popular na mesa do brasileiro, por sua praticidade, preço razoavelmente acessível e oferta de proteína. Entretanto, ao preparar sua salada ou patê, deve bater aquela dúvida: posso consumir o óleo da lata de sardinha?

O óleo está na lata do pescado para conservar o alimento. Desta forma, ele fica próprio para consumo por mais tempo. Isso faz dele uma oferta de proteína para armazenar e consumir aos poucos.

Afinal, o óleo da lata de sardinha pode ser consumido?

Em entrevista ao O Globo, a engenhar de alimentos da Associação Brasileira de Defesa do Consumir Proteste, Mylla Moura, trouxe a resposta: sim! Podemos ingerir aquele óleo.

Segundo ela, alguns nutrientes solúveis e importantes da sardinha acabam migrando para o líquido. “Um exemplo é o ômega-3. Parte dos seus micronutrientes, como o EPA (ácido eicosapentaenóico) e DHA (ácido docosahexaenoico), passam da sardinha para o óleo”, explica.

Vale lembrar que o ômega-3 tem um papel importante no nosso organismo, principalmente na construção da estrutura celular. Como ele não é sintetizado pelo corpo, devemos consumi-lo através da alimentação.

Como usar o óleo?

A engenheira de alimentos afirma que pode-se usar o óleo para substituir outras gorduras no dia a dia. Por exemplo, ao fazer uma torta de sardinha, pode-se colocar o óleo da lata ao invés de óleo de soja.

Desta forma, podemos aproveitar as vitaminas do líquido sem consumi-lo “in natura”.

Entretanto, se você não gosta do sabor desta gordura, pode investir em sardinhas conservadas em óleo de oliva extravirgem.

Bom para a saúde

A sardinha é uma excelente opção de proteína, além de ser super saudável. É um pescado com grande oferta de ômega-3. Isso significa que seu consumo pode diminuir em até 30% o risco para doenças cardiovasculares e os riscos de desenvolver câncer de mama.

O peixe também tem grande oferta de cálcio. Estudos afirmam que 60 gramas da sardinha com seu óleo contém o equivalente de cálcio que um copo de leite.

Além disso, o alimento tem ofertas generosas de vitaminas, incluindo a B-12, que é fundamental para o bom funcionamento do cérebro.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.