Tempero carregado: afinal, pimenta faz mal à saúde?
A pimenta é um fruto rico em vitaminas que também é considerado antioxidante. Acredite ou não, mas ela proporciona diversos benefícios à saúde.
Há diversos tipos de pimentas. A junção delas com especiarias torna qualquer comida mais deliciosa. Não é à toa que é um dos temperos mais conhecidos e amados no mundo todo. Ainda que os pratos mais apimentados estejam sob um tabu de trazer malefícios para o corpo, essa pode não ser a absoluta verdade. Afinal, pimenta faz mal à saúde?
Leia mais: Melhore a sua saúde consumindo cascas de frutas e legumes
Pimenta: conheça os benefícios dos temperos apimentados
Este é um fruto que deveria ser indispensável à mesa.
O que muitos não sabem é que, na verdade, ele faz bem para a saúde. Claro, há diversos tipos de pimenta e várias formas de preparo, mas elas são todas ricas em vitaminas C e E. Quando entram em contato com o fígado, são transformadas em vitamina A, exibem uma ação antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana.
Elas ajudam no processo de controle de proliferação dos microbiomas intestinais que, quando não são nutridos adequadamente, podem ser nocivos ao organismo. Veja mais benefícios dos alimentos apimentados nas refeições.
1. Ajuda na perda de peso
A pimenta conta com um composto bioativo que promove a aceleração do metabolismo, ajudando na queima de gordura e na regulação do metabolismo.
2. Aumenta a libido
Alimentos apimentados aumentam a frequência cardíaca e a circulação do sangue, privilegiando a libido. Além disso, a capsaicina presente no fruto estimula a liberação de endorfina, o hormônio da felicidade e do prazer.
3. Fortifica a imunidade
A vitamina C presente no fruto ajuda a multiplicar as células de defesa e produz glóbulos brancos em maior quantidade, ajudando a combater qualquer organismo nocivo à saúde.
4. Mantém a saúde do coração
Por ter ação anti-inflamatória e antioxidante, a pimenta reduz os níveis de colesterol, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, como AVC e infarto.
5. Regula o nível de açúcar no sangue
As pimentas apresentam um certo nível de carboidratos, o que faz dela uma boa escolha para a dieta do diabético. Além de ajudar no controle da glicose, estimula a liberação da insulina.
6. Antioxidante e anti-inflamatório
As vitaminas que os alimentos apimentados carregam são consideradas antioxidantes e anti-inflamatórios devido à ação dos compostos presentes.
Comentários estão fechados.