Afinal, por que a língua dos gatos se assemelha tanto a uma lixa?
Os felinos têm características diferentes dos humanos e dos cães, especialmente no que se refere a anatomia da sua língua.
Os gatos são conhecidos como animais carinhosos, brincalhões e fofos. Se você tem um em casa, sabe que há algo peculiar na anatomia desse bichinho. Diferente dos cachorros, a língua dos gatos são semelhantes a lixas, mas poucos são aqueles que sabem de verdade por que a línguas dos felinos são tão ásperas.
Anatomia dos gatos ajuda a entender o comportamento dos animais
Embora eles não costumem lamber os donos, os gatos são conhecidos por utilizar as lambidas neles mesmos como uma forma de higienização. Inclusive, 30 a 50% do dia deles são dedicados aos “momentos de banho” dos bichanos.
É assim que eles mantêm os pelos arrumados e retiram todas as sujeiras.
As papilas gustativas dos gatos têm um formato diferente da dos humanos e dos cães. Os cachorros exibem versões arredondadas enquanto a dos felinos são pontiagudas. A língua desse animal também tem uma camada de queratina que a deixa mais resistente. Quer entender por que, afinal de contas, ele tem uma língua tão áspera? Veja!
1. Efeito calmante
A prática de se lamber ao longo do dia promove o relaxamento dos gatos. Isso porque eles esticam todos os membros para alcançar os locais necessários, o que funciona quase como uma yoga. Quando as fêmeas têm filhotes, as lambidas ajudam principalmente a acalmar os bebês.
2. Alimentação
A anatomia áspera é importante para a aquisição do alimento, especialmente para os animais que vivem na natureza. A textura da língua ajuda a retirar partes das presas, como a pele e pedaços de carnes entre os ossos.
3. Refrescância
Deixar os pelos molhados com a saliva ajuda a manter o animal refrescado ao longo do dia. Também reduz a temperatura corporal. É importante saber que os gatos não têm glândulas sudoríparas.
4. Limpeza
A língua ajuda a remover todos os cheiros e resíduos das presas que ficam no corpo deles. Sendo assim, os gatos evitam a aproximação de predadores. Ele lambe outros animais ou membros da casa para demonstrar carinho ou fazer uma demarcação das pessoas que ele gosta e reconhece.
Outro fato curioso é que os felinos têm apenas 400 papilas gustativas, por isso, não sentem sabores doces.
Comentários estão fechados.