Afinal, quando começa a velhice? Veja o que diz a ciência

Muita gente quer chegar à velhice da melhor forma possível, já outros relutam em aceitar o avanço da idade.

Quando começa a velhice? Aos 50 anos? Aos 60 anos? Nos últimos anos, a ciência já comprovou que isso é muito relativo. Muitas vezes, tal fase se inicia mais tarde do que imaginamos. Afinal, muita gente com 60 anos tem mais vitalidade que pessoas de 30.

Além disso, atualmente, uma pessoa de 60 anos vive melhor e mais disposta do que alguém que tinha essa mesma idade há 30 anos.

Ciência revela a partir de qual idade velhice começa

Quais são os sinais da velhice O que torna alguém mais jovem, confira

Imagem: Pixabay/Reprodução

Alguns especialistas entendem que a idade biológica pode variar muito de pessoa para pessoa.

Por isso, alguns com 70 anos se sentem muitas vezes dispostos e saudáveis, sem a necessidade de tomar remédios ou de ter algum acompanhamento.

No entanto, outros, já com 60 anos, começam a apresentar mais problemas de saúde e dificuldades. É o caso de doenças como câncer, Alzheimer ou artrose, que atingem muitas vezes as pessoas mais velhas.

Doenças aumentam com a idade

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos aponta que 95% dos adultos com mais de 60 anos possui ao menos uma doença crônica.

Isso sempre preocupa a medicina, por conta da alta demanda de atendimento nos hospitais e consultórios.

Por outro lado, também se sabe que o cuidado adequado com a saúde durante a vida vai ter como consequência uma velhice mais saudável.

Até porque tudo tem um preço e, quando se leva uma vida sedentária, mais cedo ou mais tarde a ‘conta chega’.

Qual a mentalidade em torno desse período?

Quando se trata do aspecto cultural sobre a percepção da velhice, a sociedade aqui no Ocidente enxerga com mais preocupação essa fase, e, por isso, as pessoas preferem se manter sempre jovens.

Por outro lado, na parte oriental do planeta, a velhice é vista com respeito e admiração. Lá, a idade mais avançada é vista como sábia e com mais conhecimento, algo sempre passado aos mais jovens.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.