Afinal, quanta água devemos consumir diariamente?
Um estudo recente chegou à conclusão de que dois litros de água por dia pode ser excessivo em alguns casos. Veja qual é a quantidade recomendada.
Uma pesquisa recente realizada pela Universidade de Aberdeen, no Reino Unido, chegou à conclusão de que a recomendação de beber 2 L de água diariamente é um exagero. O estudo leva em consideração as necessidades humanas, pois elas podem depender do clima, de onde o indivíduo mora e da sua idade.
Leia mais: Água de coco: esses são os 5 benefícios dessa bebida para a saúde
Quanta água devemos beber?
A pesquisa foi divulgada na revista Science em 25 de novembro deste ano. A recomendação correta que foi encontrada pelos pesquisadores é de que 1,3 L a 1,8 L diários já é o suficiente para dar conta das necessidades fisiológicas humanas. Consumir 2 L de água diariamente pode ser considerado um excesso, visto que os estudos pregressos não levavam em consideração a quantidade do líquido que ingerimos ao nos alimentarmos.
O estudo contou com a participação de pessoas de idades entre 8 dias a 96 anos que estavam espalhadas em 23 países. O método utilizado fez os indivíduos beberem um copo de água com um isótopo estável – de nome de deutério – substituindo algumas moléculas de hidrogênio.
O deutério é totalmente inofensivo aos seres humanos. A sua utilização se justifica puramente pelo desejo de analisar a velocidade na qual a água ingerida se transforma no corpo.
O principal fator analisado foi o gasto enérgico dos participantes. Os que mais gastaram energia foram os homens entre 20 e 35 anos, mostrando uma rotatividade de água no organismo de, em média, 4,2 L diários. Conforme mais velhos eles eram, essa rotatividade diminuiu. Entre homens por volta dos 90 anos, a média era de 2,5 L diários.
Já as participantes do sexo feminino de idades entre 20 e 40 anos mostraram uma média diária de 3,3 L, caindo para aproximadamente 2,5 L quando estavam na faixa dos 90 anos.
Outro fator que determina a necessidade de consumo deste líquido é o ambiente. Caso seja quente, úmido ou tenha uma grande altitude, é preciso consumir mais água. Gestantes e praticantes ativos de atividades físicas também precisam de mais água no dia a dia do que outras pessoas.
Conclusão do experimento
Por fim, o professor da Escola de Ciências Biológicas da Universidade de Aberdeen, John Speakman, veio em nota veiculada pela faculdade explicar que: “A renovação da água não é igual a necessidade de líquido a ser bebida (…) mesmo que um homem na faixa dos 20 anos tenha um volume médio de água de 4,2 litros por dia, ele não precisa beber 4,2 litros por dia. Cerca de 15% desse valor reflete a troca de água superficial e a água produzida a partir do metabolismo, portanto, a ingestão real necessária é de cerca de 3,6 litros por dia”.
O professor finaliza, dizendo que: “Como a maioria dos alimentos também contém água, uma quantidade substancial já é fornecida apenas pela alimentação”.
Comentários estão fechados.